Em vigor desde outubro deste ano, o auxílio-inclusão foi criado para incentivar a entrada de beneficiários e ex-beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no mercado de trabalho. Assim, quem consegue um trabalho com carteira assinada recebe um adicional mensal de R$ 550.
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O objetivo é oferecer um incentivo às pessoas com deficiência que ingressam e permanecem no mercado. Podem receber a ajuda todos que fizeram parte do quadro de beneficiários do programa nos últimos cinco anos.
Para ter acesso ao auxílio-inclusão, a pessoa precisa ter um trabalho com carteira assinada que pague até dois salários mínimos (R$ 2.200). Além disso, seus dados precisam estar atualizados junto ao Cadastro Único (CadÚnico).
No caso de perda do emprego, o cidadão retorna automaticamente para a folha de pagamento do BPC, sem necessidade de passar por todo processo de inscrição novamente.
Como solicitar o BPC
Quem ainda não é inscrito no programa só precisa entrar em contato por um dos seguintes canais:
- Agência da Previdência Social (APS);
- Telefone 135;
- Site meu.inss.gov.br;
- Aplicativo Meu INSS.
Vale destacar que a família deve estar cadastrada no CadÚnico. Outro ponto importante é que, durante a pandemia, a avaliação médica e social no INSS pode ser realizada por videoconferência.
Novo BPC 2022
Junto com a criação do auxílio-inclusão, o governo realizou outras mudanças no BPC. A partir de 1° de janeiro de 2022, a renda mensal máxima permitida para entrar no programa será de até meio salário mínimo por pessoa, e não mais de 1/4 do salário mínimo como atualmente.