scorecardresearch ghost pixel



Aplicativo da Google Play Store infecta mais de 500 mil celulares. Saiba como evitar essa ameaça

Empresa de segurança detecta vírus usado para cometer fraudes em aplicativo disponível na Google Play Store.



Um aplicativo disponível na Google Play Store infectou mais de 500 mil celulares Android com um vírus escondido. A informação é da empresa de segurança Pradeo, que detectou a ameaça e trouxe a público em um relatório recente.

Leia mais: WhatsApp: veja como saber se a pessoa tem o seu contato salvo

Ao baixar o aplicativo Color Message, o aparelho do usuário era invadido pelo vírus Joker. A ferramenta é anunciada como um programa que possibilita a personalização de mensagens SMS.

O Joker simula cliques em anúncios maliciosos e gera dinheiro para seus controladores. Ele também inscreve as vítimas em serviços premium de SMS para roubar e cometer fraudes financeiras. Todas as informações do usuário, incluindo sua lista de contatos, são enviadas para um servidor na Rússia.

A Pradeo recomenda em seu relatório que quem instalou o app em seu dispositivo faça a desinstalação o quanto antes.

Google Play Store

Na loja de apps da Google, muitas pessoas parecem ter notado o problema. Grande parte das resenhas do Color Message são negativas, e citam inclusive a cobrança por serviços que não foram contratados.

Essa é apenas mais uma das ferramentas maliciosas que foram disponibilizadas na loja oficial do Android. Em outubro, o mesmo vírus foi usado em programas temáticos sobre a série Round 6, sucesso da Netflix.




Voltar ao topo

Deixe um comentário