scorecardresearch ghost pixel



Crédito consignado do INSS tem prazo maior de pagamento

O empréstimo consignado com mais tempo para pagar pode ser um alívio nas parcelas. Mas, atenção para não comprometer anos do orçamento.



Quem é servidor público e precisa de dinheiro pode contar com o crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Tem mudança no tempo para pagar o empréstimo, subindo de 120 para 144 meses.

Leia mais: Empréstimo para negativados: é mesmo possível conseguir? Entenda as opções

Mas, atenção. O tempo maior para pagar pode se tornar motivo de preocupação. Afinal de contas, o crédito a longo prazo também é uma forma de se endividar. Por isso, toda cautela é importante antes de assumir esse compromisso.

Crédito consignado

As mudanças no crédito consignado vale para os servidores públicos do Rio de Janeiro. Para não entrar na bola de neve do endividamento, antes de pedir o crédito consignado a melhor opção é ver os valores e parcelas.

Além disso, tentar quitar o quanto antes o consignado. O pagamento da folha é feito pelo banco Santander. O pagamento pode ser em até 12 anos. A taxa de juros é de 1,74%.

Já para quem não é servidor público, o parcelamento é de no máximo seis anos, ou seja, metade do tempo para o pagamento.

Os especialistas orientam que o empréstimo consignado precisa ser avaliado pelo fato de comprometer longos meses do recurso dos segurados pelo INSS.

A dica é recorrer ao empréstimo consignado somente em casos extremos. Ou seja, quando não se tem nenhuma outra forma de sair do endividamento.

O prazo mais longo foi uma forma de tentar reduzir o valor das parcelas e fazer com que o pagamento fosse menos pesado no bolso dos segurados. Mas, mesmo que seja por uma boa razão, comprometer o orçamento a longo prazo pode não ser a melhor saída.

Apesar disso, o prazo de pagamento do empréstimo pode ser revisto. A taxa de juros para os servidores da prefeitura do Rio de Janeiro ficou em 1,74%. Enquanto outros bancos praticam a taxa de 2,14% para o INSS.

Mesmo com essas vantagens, o ideal é escolher aquilo que cabe no bolso e melhor atende os segurados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário