Hoje você vai descobrir uma planta que tem efeitos surpreendentes no paladar e na saúde dos seres humanos. A fruta-do-milagre (Sideroxylon dulcificum) é uma espécie africana descoberta em 1725 que se adaptou bem ao clima do Brasil e de diversos lugares do mundo, onde é cultivada atualmente.
Leia mais: Alimentos que podem diminuir a pressão arterial
A fruta impede que as papilas gustativas reconheçam o gosto amargo ou ácido dos alimentos. Essa característica facilita o consumo de alguns tipos de preparos, e pode ser um grande trunfo para quem quer emagrecer ou controlar o excesso de glicose no sangue.
Basta consumir alguns caroços da planta antes da refeição para sentir o resultado. Ao consumir um alimento azedo, o paladar sentirá um sabor adocicado e não sofrerá com o sabor áspero. Essa confusão é causada pela Miraculina, glicoproteína capaz de “enganar” cérebro.
Os efeitos da fruta-do-milagre podem durar até mais de uma hora no corpo, e começam imediatamente após o consumo.
4 benefícios da fruta-do-milagre
Controla a glicose: para quem tem diabetes e não pode consumir muito açúcar, a planta ajuda a transformar o azedo em doce. Dessa maneia, a pessoa consegue comer alimentos que não estejam adoçados com mais facilidade, sem sentir a necessidade de acrescentar adoçantes.
Ajuda a emagrecer: incluir a frutinha nas receitas é ótimo pra reduzir a quantidade de açúcar que vai no preparo. Além disso, ela tem pouquíssimas calorias e zero gorduras, que é ótimo para quem quer emagrecer.
Previne o câncer: suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas têm potencial para prevenir doenças como o câncer. No caso de quem já luta contra a enfermidade, a planta pode ser usada para adoçar medicamentos amargos.
Aumenta a imunidade: rica em vitamina C, a fruta-do-milagre reforça o sistema imunológico e deixa o corpo mais apto para combater doenças. Outro ponto positivo desse nutriente é que ele previne o envelhecimento precoce da pele.