Responsável por regular os níveis de cálcio, magnésio e fosfatos, a vitamina D tem funções importantes no organismo. A deficiência desse componente pode causar alterações ósseas, como a osteoporose em adultos e o raquitismo nas crianças.
Leia mais: Como acelerar o metabolismo para perder peso mais rapidamente
Mais do que isso, ela é considerada um hormônio que auxilia na saúde óssea, atuando no crescimento, na imunidade, na musculatura, no metabolismo e nos sistemas do corpo, como o cardiovascular e o nervoso central.
Ela é produzida naturalmente no organismo e sintetizada por meio da exposição da pele à luz solar. No entanto, existem alimentos que são excelentes fontes de vitamina D. Conheça quatro deles:
Atum
Apenas 100 gramas do alimento fornecem ao corpo 34% da quantidade diária recomendada da vitamina. Mas cuidado com o excesso: o atum contém metil mercúrio, metal que pode causar problemas de saúde quando se acumula no organismo.
Cogumelo
Única fonte vegetal do composto, os cogumelos sintetizam vitamina D quando expostos ao sol, assim como os humanos.
Gema de ovo
Uma gema de ovo contém cerca de 5% da dose diária recomendada de vitamina D. Essa concentração pode variar de acordo com a exposição da galinha ao sol ou seu consumo de suplementos.
Salmão
O salmão é uma poderosa fonte de vitamina D, fornecendo cerca de 25% da quantidade diária recomendada. Quando o peixe tem origem selvagem, e não de criadouros, o índice costuma ser ainda maior.