scorecardresearch ghost pixel



Nem tudo é preguiça: estes 2 sintomas graves gritam ‘falta de vitamina D’

Descobrindo os sinais de carência de vitamina D - e como eles podem ser perigosos e silenciosos.



A operação eficaz do corpo humano demanda uma constante oferta de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas vitais para diversas funções. A vitamina D, notável em seu papel de absorção de cálcio e fósforo, sustentação óssea e proteção contra doenças, merece destaque. Saiba os sinais de que sua vitamina D está baixa.

Leia mais: Vitamina D já! Os benefícios para o corpo são inacreditáveis; veja lista

Detectando sinais de carência

Análises científicas desvelam a possível atuação da vitamina D na redução de inflamações, inibição de células cancerígenas e reforço do sistema imunológico. Apesar disso, identificar os sinais da sua falta é crucial.

Quais sintomas podem apontar para carência de vitamina D?

Desprezar os indícios de baixos níveis de vitamina D é um equívoco a ser evitado. Embora seus sintomas sejam discretos, negligenciá-los pode desencadear complicações de saúde. Entre as manifestações mais recorrentes, incluem-se:

  • Sonolência: A carência de vitamina D pode impactar o padrão de sono ao elevar os níveis do hormônio do estresse, cortisol. Isso culmina em fadiga constante e interrupções no ciclo de sono.
  • Desconforto ósseo: Um sintoma inequívoco de insuficiência de vitamina D é a dor nos ossos, frequentemente confundida com cansaço excessivo ou exaustão física. A deficiência pode precipitar perda de densidade óssea, aumentando a propensão a fraturas e quedas.
Sonolência, um dos sintomas da falta de vitamina D

A Relação com a resistência a infecções e saúde mental

  • O déficit de vitamina D amplia o risco de infecções?

Certamente. A vitamina D é um alicerce da fortificação imunológica, e sua ausência torna o organismo suscetível a múltiplos patógenos. Investigações indicam que baixos níveis de vitamina D estão correlacionados a uma maior suscetibilidade a resfriados, asma e infecções gripais.

  • E em relação ao aspecto psicológico?

A insuficiência de vitamina D também repercute na saúde mental. Estudos recentes, como a revisão de 2020 veiculada na publicação Depression and Anxiety, sugerem que a suplementação de vitamina D pode exercer um papel benéfico no tratamento da depressão.

Impacto no crescimento dos fios capilares

Além de suas incumbências já mencionadas, a vitamina D também interage com o crescimento dos cabelos.

Sua função primordial reside em estimular os folículos capilares e acelerar o crescimento dos fios. A ausência dessa vitamina pode culminar em crescimento capilar debilitado, queda substancial dos fios e inibição do surgimento de novos cabelos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário