scorecardresearch ghost pixel



Descubra se é possível limpar o nome no SPC e Serasa sem quitar a dívida

Procedimento para sair do SPC e Serasa sem pagar nada existe, mas pode trazer consequências indesejadas para o consumidor.



Os altos índices de desemprego e a situação econômica aumentaram o número de inadimplentes no país. Estar com o nome negativado dificulta o acesso a empréstimos, cheque especial, cartões de crédito e até impede a abertura de novas contas em bancos.

Leia mais: Quer ter um cartão de crédito digital aprovado? Veja o que fazer

A maneira mais fácil de sair das listas de órgãos de proteção como SPC e Serasa é pagar as dívidas. Em muitos casos, o cliente tem a possibilidade de renegociar o débito e conseguir condições de pagamento que cabem no seu bolso.

Mas será que é possível limpar o nome sem quitar as contas atrasadas? Sim, a chance existe, mas ainda gera consequências.

Nome fora do SPC e Serasa sem pagar a dívida

Após cinco anos sem pagamento do valor devido, os órgãos de proteção não podem mais manter o nome do cliente negativado. A regra está prevista no Código do Consumidor, e é popularmente conhecida como “caducar”.

Apesar da renovação, a dívida continua existindo, e o credor ainda pode cobrá-la, inclusive por meio da Justiça. Por isso, é melhor evitar a dor de cabeça e renegociar a cobrança para não ser pego de surpresa com um processo.

Outros cenários

Existem outras possibilidades de limpar o nome sem pagar nada, mas elas existem quando houve fraude ou cobrança indevida. Veja:

  • Negativação indevida por fraude: cliente que teve os dados roubados ou foi vítima de golpistas.
  • Contestar juros por revisional: por meio de um advogado, o cliente pode pedir uma revisão e, em alguns casos, ter os valores devidos cancelados.

Se você precisa renegociar suas dívidas, entre em contato direto com o credor ou acesse o site Serasa Limpa Nome para verificar as ofertas disponíveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário