scorecardresearch ghost pixel



Perder peso dormindo? Estudo faz descoberta incrível sobre o sono

Aqueles que passam mais tempo na cama podem perder, em média, até 270 calorias por dia. Descubra como isso é possível!



Um estudo estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine nesta segunda-feira, 7, mostrou que dormir pode contribuir para a perda de peso. A redução calórica é outro ponto que chama a atenção: ao prolongar o sono, é possível eliminar uma quantidade considerável de calorias por dia.

Leia mais: Benefícios do suco de romã: conheça o poder dessa fruta para boa saúde

Esse resultado nada convencional faz parte de uma pesquisa randomizada cujos participantes eram jovens adultos com excesso de peso e que normalmente dormiam menos de seis horas e meia por dia.

Para o teste, eles tiveram que aumentar a carga horária de sono para cerca de oito horas e meia por noite pelo período de duas semanas.

Após o fim desse prazo, aqueles que estenderam o tempo na cama por mais tempo conseguiram reduzir a ingestão calórica em uma média de 270 calorias por dia, alguns em até 500 calorias por dia.

“Isso é quase como um divisor de águas para perda ou manutenção de peso”, explicou a responsável pelo estudo, Dra. Esra Tasali, professora associada de medicina que dirige o Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Chicago.

Dormir pode ajudar no controle do peso

Considerando que dormir mais reduz o consumo médio de 270 calorias por dia, ao longo de três anos, isso se traduziria em uma perda de 26 quilos. Segundo Tasali, trata-se de uma “pequena intervenção” que a própria pessoa pode fazer em si e ainda garantir os benefícios de uma boa noite de sono.

Um dos pontos cruciais para o estudo foi ele ter sido realizado em um ambiente do mundo real e não em um laboratório do sono. Também foi usado um teste de urina com o objetivo de medir as calorias de cada participante.

Por fim, o estudo mostra um novo caminho a se aprofundar quando o assunto é perda de peso. Com ele, foi possível perceber que, à medida que uma pessoa aumenta a quantidade de sono, a ingestão de energia também é reduzida, o que leva a queda moderada no peso em um curto espaço de tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário