scorecardresearch ghost pixel



3 dicas de ouro comprovadas pela ciência para perder peso rápido

Pesquisas mostram como é possível perder peso de forma consciente e sem comprometer a saúde. Veja as recomendações.



Existem inúmeras dicas na internet ditas “milagrosas” e que promete queimar gorduras de forma instantânea. Algumas, de fato, contribuem positivam para a perda de peso, enquanto outras podem causar sérios danos à saúde.

Leia mais: Perder peso dormindo? Estudo faz descoberta incrível sobre o sono

O segredo para eliminar gordura corporal é de forma gradual, aos poucos. E alguns métodos comprovados pela ciência mostram que é possível emagrecer com saúde e de maneira eficaz. Confira quais são eles a seguir!

Dica 1: Inclua proteína, gordura e vegetais na dieta

Durante o processo de emagrecimento, a proteína pode ser uma grande aliada. De acordo com estudos, ela ajuda a preservar a saúde do  músculo enquanto a pessoa perde peso.

Evidências apontam que a ingestão da substância na quantidade certa ajuda a diminuir a circunferência abdominal, melhorar fatores cardíacos de risco e contribuir para a redução de triglicérides.

De acordo com o International Recommended Dietary Allowance (RDA), o consumo ideal é de 0.8 gramas por quilo corporal. Porém, essa quantidade pode mudar conforme a necessidade de cada indivíduo. Algumas fontes saudáveis de proteína são: salmão, camarão, ovos, carne bovina, frango, porco e carneiro.

No caso dos vegetais, principalmente os de folhas escuras, há uma grande concentração de nutrientes que ajudam no processo de perda de peso. Alguns exemplos são: espinafre, couve-flor, brócolis e pepino.

Em se tratando das gorduras, saiba que ela não é a grande vilã quando o assunto é saúde. O que acontece é que também existem gorduras boas e que são importantes para uma alimentação balanceada. Neste caso, podemos citar o azeite de oliva e o abacate como exemplos.

Dica 2: Corte os carboidratos refinados

Outra forma de perder peso mais rápido é retirando o açúcar e carboidratos refinados (farinha branca, macarrão, pão, etc) da dieta. Pesquisas indicam que uma dia low carb pode reduzir o apetite. Mas atenção: é necessário trocar os carboidratos refinados pelos integrais.

É importante destacar que cortar todos os tipos de carboidratos da dieta também pode causar uma série de riscos à saúde, bem como seu consumo indisciplinado, responsável por causar o famoso “efeito sanfona”.

Dica 3: Pratique atividade física

Não é novidade que a prática de atividade física contribui positivamente para a perda de peso. Mas antes de sair realizando qualquer tipo de atividade, é importante consultar um médico ou profissional da área para evitar lesões ou complicações relacionadas ao coração.

Além disso, cada indivíduo deve ser analisado separadamente. Uma dica para quem quer começar é caminhar em lugares abertos, correr, andar de bicicleta ou mesmo praticar algum esporte, como natação, por exemplo. Tudo, claro, com acompanhamento profissional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário