Uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, revelou que a dificuldade de dormir tem afetado quase 70% dos brasileiros na pandemia. Além disso, cerca de 60% das pessoas acordam mais vezes durante a noite. O levantamento ouviu 1.600 pessoas de 24 estados no Brasil, por meio de um questionário virtual. Se você está dentro das estatísticas, aprenda 9 truques para dormir bem todos os dias.
Veja também: Conheça a fruta doce que promove muitos benefícios à pele
Descubra como começar a dormir bem todos os dias
Muitas pessoas vivem um ciclo perigoso de rotina estressante e noites de insônia. O problema é que quanto pior se dorme, maior é o estresse. Da mesma forma, quanto mais estressante o dia, pior é o sono à noite. Uma das formas de quebrar esse ciclo é melhorando a qualidade do sono. Algumas técnicas podem ajudar você a se livrar completamente da insônia.
Primeiramente, entenda que a insônia pode atingir um grau crônico e deve ser acompanhada por um profissional. Contudo, muitas vezes o problema aparece como efeito colateral de um dia ruim. Ansiedade, tristeza e estresse impedem o corpo de relaxar de maneira correta.
Algumas pessoas viram noites em claro por conta da insônia. O problema é que o sono é vital para o ser humano e precisa ter qualidade. Uma noite bem dormida é capaz de amenizar uma série de problemas. Então, comece a aplicar hoje as seguintes técnicas.
9 truques para dormir melhor a partir de hoje
1 – Evite comer muito antes de dormir. Não faça grandes refeições até 2 horas antes de se deitar;
2 – Não tome muito líquido para evitar interrupções do sono durante a noite;
3 – Durma em um ambiente escuro e tranquilo, livre de ruídos e sons que possam incomodar;
4 – Deixe a cama limpa e arrumada antes de se deitar. Isso ajuda a dormir com mais conforto e tranquilidade, pois aumenta a sensação de bem-estar;
5 – Desligue o celular, a TV ou qualquer outro equipamento eletrônico 30 minutos antes de dormir, pelo menos;
6 – Tente dormir durante 7 a 9 horas todos os dias. Esse é o tempo de sono recomendado pelos especialistas no assunto;
7 – Estipule um horário para dormir e outro para acordar diariamente. Siga a rotina mesmo aos finais de semana e feriados. Isso ajuda a regular o metabolismo e o ritmo cardíaco;
8 – Evite bebidas alcoólicas e estimulantes à noite;
9 – Procure por técnicas de respiração e de relaxamento para controlar ansiedade, se esse for o seu problema.