scorecardresearch ghost pixel



Frutas que devem ser evitadas ou consumidas com moderação por diabéticos

Frutas com índice glicêmico elevado demandam atenção de quem tem diabetes para evitar o aumento da glicose no sangue.



A alimentação é uma das principais preocupações de quem tem diabetes. Enquanto alguns ingredientes são bem-vindos na dieta, outros devem ser consumidos com moderação, e ainda há aqueles que precisam ser evitados.

Leia mais: Tem diabetes? Preste atenção aos alimentos que possuem índices consideráveis de açúcar

A lógica não é diferente com as frutas. Embora esses alimentos sejam ricos em nutrientes saudáveis, alguns possuem índice glicêmico maior do que outros. Por isso, seu consumo em excesso eleva os níveis de glicose (açúcar) no sangue.

A frutose, que é o açúcar presente das frutas, não é prejudicial por si só. Contudo, considerando os demais ingredientes consumidos por uma pessoa em um dia, é importante ficar de olho na quantidade.

Frutas com maior índice glicêmico

Esses alimentos não precisam ser excluídos da dieta, apenas ingeridos em quantidades moderadas. Além disso, vale lembrar que eles também possuem vitaminas e substâncias benéficas para a saúde.

Banana: campeã no ranking de índice glicêmico, a dica é consumir a fruta acompanhada por uma porção de fibras. Ele é uma excelente escolha no pré-treino e ótima para repor as energias.

Frutas secas: durante o processo de desidratação, as frutas concentram seus nutrientes. Isso significa que uma porção menor do alimento seco pode ter mais açúcar que sua versão in natura.

Melancia: a melancia tem pouquíssimos carboidratos, mas seu índice glicêmico é bem alto. Para evitar o rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue, tenha cuidado com a quantidade ingerida.

Melão: o último da lista é um melão, que também possui índice glicêmico bastante elevado. Uma fatia por refeição é o suficiente para aproveitar seus benefícios e não comprometer a dieta.

Coma com moderação

Outras frutas também merecem atenção dos pacientes de diabetes, especialmente quando consumidas na forma de sucos. Alguns exemplos são: manga, mamão, caqui, ameixa, laranja e mexerica.

Já coco, abacate, maçã, pêra e morango podem entrar no cardápio em porções maiores. No entanto, não deixe de observar a questão dos carboidratos, especialmente no caso das duas primeiras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário