scorecardresearch ghost pixel



Tomar chá antes de dormir faz mal? O que você precisa saber

Será que tomar chá antes de ir dormir faz bem para saúde e para o bem-estar do sono? Vamos descobrir o que dizem os especialistas.



Existem muitas variedades de chás pelo mundo, para as mais diversas causas. Alguns chás podem ser usados de forma medicinal, pois são ótimos para regular problemas digestivos, para sanar azia, amenizar cólicas e para dar mais energia e estimular o organismo.

Veja também: Descubra os sinais que indicam que você está comendo muito açúcar

Muitas pessoas adoram tomar a infusão durante à noite com intuito de acalmar a mente e fornecer maior relaxamento dos músculos, possibilitando uma noite mais tranquila e sem interrupções no ciclo do sono. Mas será que funciona mesmo?

Benefícios do chá para saúde

  • Ajudam na prevenção do envelhecimento precoce: graças aos poderosos antioxidantes, os chás são capazes de eliminar as toxinas do organismo.
  • Ajudam na manutenção e controle do peso: alguns tipos de chá ajudam a acelerar o metabolismo e, assim, queimando gorduras extras e contribuindo para perda de peso.
  • Ajuda a melhorar o sistema respiratório: os chás agem limpando as vias respiratórias, assim auxiliando no combate de alergias, problemas de as e inflamações.
  • Tem efeito diurético: auxilia pessoas com problemas renais e estimula a excreção de urina.
  • Amenizam gases: determinados tipos de chás podem ajudar na eliminação de gases de maneira natural.

Mas será que faz mal tomar chá antes de dormir?

De acordo com a nutricionista, Aili Castro, o ideal é não ingerir o chá antes de dormir. Isso porque, dependendo do tipo de erva escolhida, pode conter cafeína, que causa efeito estimulante, ao invés de acalmar e relaxar os músculos.

No entanto, é preciso saber reconhecer os tipos de chás e as suas propriedades medicinais. Alguns como chá preto, chá verde, chá vermelho, de fato, possuem efeitos mais energéticos. Já outras infusões, como a camomila, hortelã e erva-doce, têm uma ação mais calmante ao organismo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário