scorecardresearch ghost pixel



Alimentos e o sono: como melhorar a relação entre eles

A relação entre os alimentos e o sono é fundamental para a boa saúde. Descubra o que pode e o que não pode comer antes de dormir. Dicas são bem simples e vão melhorar seu dia e sua noite.



Certamente, você já reparou que algumas refeições atrapalham bastante na hora de pegar no sono. Especialmente as dietas mais ricas em gorduras são verdadeiros venenos para uma noite de sono bem aproveitada. Por isso, os alimentos e o sono estão diretamente relacionados e vale a pena saber como manter essa relação saudável.

Veja também: Como ter acesso a todos os benefícios da curcumina para a saúde

Como melhorar a relação entre os alimentos e o sono:

Um dos ingredientes para ter uma boa noite de sono é a alimentação. Uma dieta adequada, principalmente antes de dormir, pode ser decisiva para descansar ou passar madrugadas em claro. Embora não seja uma novidade, o número de pessoas que duvidam disso é alto. Afinal, quase 70% da população relata dificuldades para dormir, segundo pesquisa do Instituto do Sono em São Paulo.

Esse, é um dado recente que se baseou nas entrevistas de 1.600 brasileiros em 24 estados. Os números ainda indicam que 60% das pessoas acordam várias vezes depois que pegaram no sono.

A partir daí, diversos sintomas começam a surgir e incomodar a vida do paciente. É comum que a pessoa fique mais irritada, menos produtiva e com excesso de fadiga. Não é só isso, a taxa de acidentes cardiovasculares é maior em pessoas que não dormem bem. De modo geral, o funcionamento do organismo fica comprometido sem que haja descanso. Por isso, é preciso entender o que liga os alimentos e o sono para conseguir dormir melhor.

Alimentos e o sono: o que deve ser evitado

Para dormir melhor é preciso investir um tempo cuidando da saúde. Nada muito pesado, na verdade. Realizar exercícios físicos frequentes, ainda que sejam pequenas caminhadas, ajuda a melhorar o descanso. Uma boa alimentação, sobretudo à noite, também melhora demais a situação.

Alimentos gordurosos e de difícil digestão exigem mais esforço do corpo em um momento que deveria ser de descanso. Em outras palavras, comer mal à noite, força o corpo a continuar trabalhando no seu momento de “folga”. Por isso entenda quais comidas devem ser evitadas para garantir um convívio harmônico entre os alimentos e o sono:

– Manteiga; margarina; sorvete, barras de chocolate ao leite, laticínios gordurosos, carnes, muito sódio, cafeína e bebidas energéticas; pimenta, molhos condimentados; embutidos e processados; queijos; pão; carne.

O que pode comer:

– Chás calmantes; carboidrato integral; queijos brancos e leves (frescos); oleaginosas; mel; sopas; legumes cozidos; caldos; entre outros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário