scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH já tem data para entrar em vigor no Brasil; saiba tudo que muda

Todos os detalhes sobre nova CNH, que já tem data para entrar em vigor, acabaram de sair. Seja você um motorista ou ainda um aprendiz na direção, essas informações vão te interessar. Confira.



A nova Carteira Nacional de Habilitação, segundo a resolução oficial do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), deve entrar em vigor em todo território nacional a partir do dia 1° de junho de 2022. Se você tem planos de tirar a sua permissão para dirigir, fique atento para saber o que pode ter mudado nesse novo documento.

Veja também: Nova CNH começa a valer em junho; Troca deve ser obrigatória?

O que se sabe inicialmente é que a nova carteira de habilitação contará com muitas novidades. A princípio, o Governo quer trazer mais elementos de segurança ao documento, pois o intuito é de evitar que fraudes possam acontecer. Uma mudança no visual e novas subcategorias também serão implementadas na CNH.

As mudanças na habilitação

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que essas mudanças na estética da Carteira Nacional de Habilitação não passarão despercebidas, pois ela deixará de ter apenas aquele tom esverdeado, para assumir as cores verde e amarela.

Além disso, o documento terá a inserção da assinatura do motorista na parte inferior e logo abaixo da foto, diferente de como é atualmente, já que a assinatura fica logo após a dobra.

Só por esses detalhes já deve ter dado para perceber que Carteira de Habilitação sofrerá diversas alterações, certo? Um quadro com as silhuetas dos veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir, por exemplo, também será inserido nela. Além desse detalhe, o design criado para esse novo documento contará com um quadro de observações onde é possível colocar as possíveis restrições médicas do condutor ou mencionar que ele exerce alguma atividade remunerada como motorista, se for o caso.

A nova CNH mostrará também, pela identificação com a letra “P”, que o condutor está com a permissão para dirigir naquele momento. Já os condutores que portarem o documento definitivo terão a identificação com a letra “D”.

Sobre a validade, nenhuma alteração foi feita, isto é, a habilitação continua com o prazo de validade tradicional de 10 anos para os condutores com idade igual ou abaixo de 50 anos. O prazo de 5 anos é válido apenas para os condutores entre 50 e 69 anos enquanto que o de 3 anos continua para aqueles com 70 anos ou mais.

A troca da CNH não será obrigatória

A substituição do documento atual pelo novo não deverá acontecer apenas por causa das mudanças recentes, pois o novo modelo terá a sua implementação na sociedade de forma gradativa e através das seguintes situações:

  • Renovação da CNH;
  • Inclusão de uma categoria;
  • Troca de documento devido um erro nos dados impressos;
  • Solicitação da segunda via.

Os condutores que tirarem a primeira habilitação após o mês de junho já receberão o novo modelo.

Resumo das principais alterações

  • Assinatura na parte inferior da foto do motorista;
  • Documento impresso predominantemente nas cores verde e amarelo;
  • Holograma na parte debaixo do documento;
  • Nova CNH impressa com tinta fluorescente;
  • Itens que ficarão visíveis sob luz ultravioleta;
  • Letra P indicando “permissão” para documentos temporários e letra D indicando documentos “definitivos”;
  • Quadro com silhueta do veículo que indicará a categoria da habilitação;
  • Quadro de observações com informações médicas e profissionais, se for necessário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário