scorecardresearch ghost pixel



PIS 2021 será pago ainda em 2022? Saiba agora mesmo

Confira todos os detalhes importantes sobre o PIS 2021 e o seu recebimento.



Com o encerramento do pagamento do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020, muitos brasileiros já estão na espera do recebimento do abono novamente, mas agora do calendário referente ao ano passado, melhor dizendo, de 2021.

Veja também: PIS/Pasep: Como fica o abono salarial para quem trabalhou em 2021?

Em relação a isso, é válido destacar que uma recomendação da Controladoria Geral da União adiou o abono salarial de 2020, por isso ele só foi pago agora no começo do ano. A liberação ocorreu de fevereiro a março de 2022.

Além disso, é importante saber que a Caixa Econômica Federal encerrou no dia 31 de março todos os depósitos do calendário do abono PIS/Pasep para aqueles que trabalharam de carteira assinada durante o ano de 2020. Não é para menos que as pessoas estão interessadas em descobrir quando será pago o novo PIS para quem trabalhou no ano-base de 2021.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) contam com pagamentos somente para aqueles que ganham, em média 2 salários mínimos mensais (R$ 2.424) e para quem trabalhou por, pelo menos, 30 dias com carteira assinada no ano em questão.

Quem é o responsável por pagar o abono?

O agente bancário pagador do abono para aqueles que trabalham na iniciativa privada é a Caixa Econômica, já aqueles que são servidores públicos são pagos pelo Banco do Brasil.

Quem decide o calendário e como serão feitos os pagamentos é o Governo Federal com o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). Além dessas informações, nós sabemos que havia uma previsão inicial de que os novos pagamentos do ano/base 2021 ocorressem em 2022, logo após o governo antecipar o abono referente a 2020; no entanto, não há uma definição certa sobre o novo calendário do PIS 2021 até agora.

Quando cai o abono para quem trabalhou no ano de 2021?

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) deve definir quando os novos pagamentos ocorrerão somente no segundo semestre. Ademais, caso o abono PIS/Pasep referente ao ano de 2021 seja pago ainda este ano, isso só deve ocorrer no último trimestre de 2022.

Contudo o mais provável é que o governo anuncie somente no início do ano que vem as datas de pagamento do abono de 2021. Nesse ano, por exemplo, a divulgação do calendário foi feita somente no mês de fevereiro.

Requisitos para receber o PIS/Pasep

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve atender a certas exigências:

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter exercido atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias no ano-base considerado para apuração;
  • Ter os dados informados pelo empregador (PJ) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Ressaltamos também que, embora não haja definição para o novo calendário, cerca de 500 mil pessoas ainda não sacaram o abono PIS/Pasep referente ao ano de 2020. Verifique se você não é uma delas!




Voltar ao topo

Deixe um comentário