Se você costuma fazer bolos, pães ou alimentos que precisam de fermento para crescer, provavelmente sabe que o fermento biológico seco tem uma validade curta, em torno de 6 meses. Por isso, é preciso atenção ao utilizá-lo para que não haja erros na hora de preparar sua receita.
Veja também: 5 melhores frutas para controlar o nível de triglicérides no sangue
Diferença entre fermento biológico seco e fermento biológico fresco
Com certeza você sabe diferenciar ambos os tipos de leveduras, mas caso desconheça, vamos te explicar! O fermento biológico fresco é vendido em tabletes, precisa ser mantido em refrigeração e possui uma vida útil bastante pequena. Para usá-lo, é bastante simples, basta misturar a quantidade (de acordo com as instruções da receita) com a farinha e, pronto!
Já o fermento biológico seco, aquele que vem em uma latinha, tem validade curta, mas comparado ao fermento fresco, podemos considerá-la até certo ponto como longa. No entanto, é mais complicado de usar, pois se errar a medida de água morna ou leite e açúcar, você pode estragar sua receita.
Não podemos nos esquecer de que além desses dois tipos, existe um terceiro, que é o fermento biológico seco instantâneo.
Esse fermento tem as mesmas características do fermento seco, mas a principal diferença é que pode ser misturado diretamente na farinha. Sua embalagem é menor e dosada de acordo com as receitas.
E sua durabilidade é bem comprida, chega durar até 2 anos, porém depois de aberto, deve ser conservado bem vedado em geladeira, por até 30 dias, porque vai perdendo suas propriedades com o passar do tempo.
Fermento biológico seco: aprenda a estratégia para fazê-lo durar mais tempo
Para que seu fermento seco dure mais tempo, você deve ter atenção a alguns detalhes como guardar refrigerado, longe da luz e de umidade.
Antes de usá-lo você pode testá-lo para verificar se está bom para ser usado na sua receita. Para isso, coloque 2 colheres de sopa de fermento seco, com 1 colher de sopa de farinha de trigo e acrescente um pouco de água morna.
Aguarde por alguns instantes. Se você perceber que a mistura está ficando esponjosa, indica que seu fermento está bom para ser usado, caso contrário, você deve fazer o descarte.