scorecardresearch ghost pixel



Auxílio-doença: trabalhadores com ansiedade podem pedir o benefício

Os trabalhadores diagnosticados com ansiedade podem entrar com um pedido de auxílio-doença no INSS. Confira como é fácil fazer a solicitação do benefício.



O auxílio-doença, como o nome já diz, é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é dado por incapacidade. Ele é concedido quando, na perícia médica, fica comprovado que o trabalhador está temporariamente incapaz para o trabalho, seja por doença ou acidente. A ansiedade entra na lista de razão.

Leia mais: 6 bebidas que aumentam a ansiedade e você deve manter-se distante

Mas assim como nas demais doenças, o pedido de auxílio-doença por ansiedade deve cumprir com as exigências do INSS. A doença afetou ainda mais trabalhadores durante o isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

Auxílio-doença por ansiedade

O benefício por incapacidade temporária é um auxílio oferecido ao funcionário durante determinado período em que a condição compromete a execução do trabalho. Diferentemente da aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença tem caráter transitório.

A ansiedade entra para a lista de doenças que permitem o pedido do benefício justamente pela forma como ela afeta o convívio social e o trabalho. A pessoa tende a ficar mais nervosa e até com medos constantes.

Entre os sintomas da ansiedade também estão a insônia, agitação nas pernas, tensão, dor e aperto no peito, assim como o suor em excesso e tantos outros. Em alguns casos, os pacientes até relatam enjoos e vômitos.

Então quando o trabalhador é afastado do trabalho por motivo de doença, ele pode ter direito ao benefício, desde que fique afastado por mais de 15 dias. Entre os requisitos, foi posto que é preciso ter pelo menos 12 contribuições mensais ao INSS.

O trabalhador passa por perícia médica e tem que apresentar laudos e consultas que confirmem a doença, bem como a impossibilidade de seguir nas atividades por determinado período.

Para solicitar o benefício, é só acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”.

Na aba “Serviços” entre em “Benefícios” e procure pela opção “Agendamento/Solicitações”. Faça um novo requerimento por benefício por incapacidade, então vá em auxílio-doença com documento médico. Depois de preencher o formulário, a pessoa deve anexar os documentos que comprovem a necessidade do pedido.

Então é só agendar a perícia médica.

O pedido também pode ser feito pelo telefone 135.




Voltar ao topo

Deixe um comentário