scorecardresearch ghost pixel



É melhor comer a clara ou a gema do ovo para ter mais benefícios? Descubra agora

Um dos alimentos mais utilizados é o ovo. Por isso, muitas pessoas se perguntam se devem comer sua clara ou sua gema.



Os ovos fazem parte da alimentação de, praticamente, todos os brasileiros. Ainda que você não tenha o hábito de comê-lo, vários outros preparos levam ovo em sua composição. Diante de tamanha popularidade e de várias polêmicas, uma pergunta frequente é sobre o que é mais saudável: a clara ou a gema do ovo.

Veja também: Descubra o que tomar café demais pode fazer com seu corpo

Devo comer a clara ou a gema do ovo?

Primeiramente, saiba que comer o ovo inteiro é um hábito alimentar bastante saudável. Ainda assim, cada estrutura apresenta suas características próprias. Por isso é necessário decidir, em alguns casos, se a clara ou a gema do ovo serão consumidas.

Na prática, o ideal é prezar pela moderação, mas vale a pena conferir as diferenças entra a clara e a gema do ovo.

Clara ou gema do ovo?

Se você está em dúvida sobre comer a clara ou a gema do ovo, saiba que a primeira é considerada a parte mais saudável. Nela estão as vitaminas do complexo B, poucas calorias, sais minerais e a maior parte das proteínas.

Por sua vez, a gema é rica em gorduras, mesmo apresentando índices de vários nutrientes a mais.

Comer ovo engorda?

Quando a dúvida se refere ao emagrecimento, comer ovo pode sim ser uma boa opção. Porém, o alimento não tem poder emagrecedor, o que ocorre é que ele serve como alternativa a outros produtos hipercalóricos, como pães, doces e carboidratos. O ovo é rico em proteínas e gorduras, as quais precisam ser ingeridas com frequência.

Além disso, a composição nutricional dos ovos é bem maior e mais rica do que aquela que se encontra em pães e produtos industrializados. Por isso, adicione o ovo no lugar do pão, por exemplo.

Coma ovo corretamente para ter mais saúde

Os especialistas sugerem que o consumo de ovo seja moderado, já que a gema é rica em gorduras e pode sim interferir nos níveis de colesterol se for consumida em abundância todos os dias. Porém, o ovo é extremamente nutritivo e deve compor a dieta, preferencialmente se for cozido.

Ovos fritos devem ser feitos com o mínimo de óleo possível. Dê preferência a manteigas para fritar, se for o caso. Isso ajuda a diminuir a ingestão de gordura saturada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário