Da mesma maneira em que os computadores estão sujeitos a pegarem algum vírus que comprometa o funcionamento deles e que te leve a ter muitos problema, os celulares também podem sofrer desse mal de ameaças virtuais. Esse é o caso dos spywares e stalkerwares. Ambos são utilizados para fazer o mal.
Veja também: O que é e como detectar um aplicativo espião dentro do celular
Eles sempre são usados com má intenção, geralmente na tentativa de roubar dados pessoais dos usuários. Apesar de os dois softwares terem o mesmo principal objetivo, eles não são parecidos.
Spywares
Esse software é conhecido por levar o vírus para o celular por meio de documentos infectados. Uma vez lá, ele faz a busca de dados de uma forma mais generalizada, ou seja, busca por senhas, informações bancárias e outras coisas.
Stalkerwares
Já esse aplicativo é usado para espionar alguém pessoa, por isso ele está frequentemente ligado a casos de assédio em relacionamentos.
De toda foram, tanto um quanto o outro são considerados verdadeiras ameaças para as vítimas que sequer se dão conta do que está acontecendo. Agora vamos te ensinar como descobrir se há algum tipo de espião no seu celular.
Como saber se estou sendo espionado pelo celular?
Não existe ao certo uma fórmula para saber se você está sendo vigiado ou não, afinal de contas, eles sabem se esconder muito bem. Apesar disso, o aplicativo ainda deixa alguns rastros que denunciam a sua presença no celular.
Então a primeira coisa a se fazer é observar se há algo incomum acontecendo no seu telefone. Por exemplo:
- Observe se o seu celular apresentou algum tipo de travamento ou está lento sem nenhuma razão;
- Veja se os dados e a bateria estão acabando rápido demais;
- Verifique se seu celular não está esquentando muito rápido.
Sabemos que esse tipo de problema não é só causado por spywares ou stalkerwares, mas como eles funcionam sempre em segundo plano, é muito comum que o celular apresente alguma inconstância.
Depois de ter feito as verificações acima, você deve procurar por algum aplicativo estranho que fora instalado no seu smartphone sem a sua autorização.
Você deve entrar nas configurações e analisar atentamente um por um dos seus aplicativos para ver se há algum que não lembra de ter instalado por conta própria.
Lembrando que no caso dos celulares com sistema Android, os softwares ficam em uma lista localizada nas definições do aparelho. Você também pode optar por usar um antivírus confiável para estar sempre realizando uma varredura completa no seu celular.
Como desinstalar um aplicativo espião do meu celular?
Infelizmente desinstalar um aplicativo espião não é uma tarefa muito fácil, porém também não é impossível, então recomenda-se o uso de um antivírus para fazer uma varredura e também desinstalar o aplicativo espião.
Esse é o modo mais fácil.
Mas caso você não confie muito nos antivírus, pode optar por remover esse aplicativo espião de forma manual, mas você deve tomar muito cuidado para não acabar desinstalando algo que seja importante para o funcionamento do celular.
Por fim, caso nenhuma das opções acima derem certo para você, tente fazer a restauração de fábrica do seu aparelho celular. Nós apenas ressaltamos que essa opção vai apagar todos os seus arquivos, portanto ele voltará a ser como o celular tirado da loja.
No mais, não se esqueça de manter o seu celular sempre atualizado.