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CadÚnico: veja a importância de atualizar o cadastro e como fazer

Você recebe benefícios do governo federal? Então, veja se o seu CadÚnico está em dia ou se é necessário atualizar os dados para garantir os benefícios.



Para manter o cadastro das famílias de baixa renda sempre atualizado, o governo federal precisa que cada cidadão atualize os dados do Cadastro Único (CadÚnico). É o portal de entrada para os benefícios sociais. Por meio dele o governo conhece quem são as famílias mais necessitadas e direciona melhor os programas. Aprenda a atualizar o CadÚnico.

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Pela regra, os dados devem ser atualizados pelas famílias a cada dois anos. Mas, atenção. Esse é o prazo máximo. Ou seja, sempre que existir alguma mudança como nascimento, morte, mudança de renda ou qualquer outra, o cidadão deve atualizar as informações no cadastro.

Etapas para atualizar o CadÚnico

O primeiro ponto é verificar se os dados estão ou não atualizados. Para isso basta acessar o aplicativo do Cadastro Único ou também o site. Para mexer no cadastro, o cidadão deve estar logado no portal gov.br.

Depois disso é preciso ir na opção “Atualização cadastral por confirmação”. Mas essa função só está disponível para a pessoa da família cadastrada como responsável pelo benefício. Esse serviço pode ser acessado somente se todos os dados forem os mesmos. Ou seja, sem alteração.

Por outro lado, caso precise fazer alterações, o responsável pelo CadÚnico precisa ir até uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) ou qualquer outro ponto de atendimento do CadÚnico vinculado à prefeitura de cada cidade.

A etapa de atualização dos dados é muito importante. Já que o Ministério da Cidadania pode excluir as famílias por falta de atualização do cadastro. Ou até mesmo ao verificar informações incorretas.

Vale lembrar que podem se inscrever no CadÚnico todas as famílias com renda mensal por pessoa da casa de até meio salário mínimo. Ou também as famílias com renda mensal total de até três salários mínimos.

As famílias que ficarem mais de 4 anos sem atualizar as informações poderão ser excluídas do Cadastro Único e, consequentemente, perder o recebimento dos benefícios sociais como Auxílio Brasil e tantos outros.




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