scorecardresearch ghost pixel



Conheça 4 atitudes que podem cancelar a aposentadoria do INSS

Fazer ou deixar de fazer certas ações podem levar à suspensão e até ao cancelamento de benefícios previdenciários.



A manutenção de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um assunto pouco falado, já que a maioria está preocupada em conseguir os pagamentos. No entanto, é importante conhecer os motivos que levam à suspensão e até ao cancelamento da aposentadoria.

Leia mais: É possível sacar até R$ 4.500 pela Caixa em poucos cliques? Descubra aqui!

Para evitar ficar sem sua renda mensal, o segurado precisa cumprir as exigências dentro dos prazos estabelecidos pela autarquia. Qualquer desrespeito às regras pode gerar uma grande dor de cabeça.

A seguir, listamos quatro atitudes que o cidadão deve evitar para não perder sua aposentadoria, pensão ou outro auxílio do INSS.

1. Faltar a prova de vida

Deixar de realizar a prova de vida gera suspensão e eventual cancelamento dos pagamentos. O procedimento serve para comprovar que o segurado ainda está vivo e evitar fraudes ou recebimento indevido do benefício previdenciário.

Desde fevereiro, o INSS é responsável pela prova de vida, e o segurado não precisa mais comparecer a uma agência bancária todos os anos. Mesmo assim, é importante ficar atento aos canais oficiais para verificar se a comprovação está em dia.

2. Deixar de sacar o benefício

Uma das atitudes que sinalizam que o cidadão faleceu é deixar de realizar o saque mensal do benefício. Por isso, ele deve movimentar sua conta com frequência, e nunca ficar um período superior a dois meses sem realizar transações.

Se quiser poupar os recursos, a dica é transferir o saldo para outra conta bancário ou fazer ao menos um pagamento ou qualquer operação bancária que mostre que o dinheiro está sendo usado.

3. Faltar a perícia

A perícia médica é uma exigência para os cidadãos que recebem aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Deixar de comparecer ao exame quando convocado é mais um motivo para a suspensão dos pagamentos.

4. Ignorar o pente-fino

O INSS realiza procedimentos periódicos para combater fraudes, conhecidos como pente-fino. O segurado é convocado via carta, e deve ligar para telefone ou acessar o site ou app Meu INSS para agendar uma data e comparecer ao local informado.

No dia do pente-fino, ele precisa apresentar as documentações solicitadas pelo órgão e comprovar o que for preciso para continuar recebendo o benefício.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário