scorecardresearch ghost pixel



Eleições 2022: partidos iniciam convenções para escolha de candidatos nesta quarta, 20

Os partidos políticos estão autorizados a realizarem a partir de hoje as convenções partidárias. Serão oficializados os nomes dos próximos candidatos.



Começa nesta quarta-feira (20) e vai até 5 de agosto o período das convenções partidárias. É o momento em que os membros dos partidos políticos se reúnem para definir os candidatos a serem lançados e apoiados pelo partido nas eleições. Confira as datas das convenções dos partidos com candidatos à presidência da República.

Leia mais: Bolsonaro confirma data de pagamento dos R$ 1.000 aos caminhoneiros

Assim, muitos partidos já se organizam para os eventos internos de oficialização da disputa eleitoral. O período das convenções partidárias é autorizado pela Justiça Eleitoral.

Convenções partidárias

As convenções partidárias seguem até o dia 5 de agosto. Depois disso, os partidos têm até o dia 15 do mesmo mês para registrarem as candidaturas. Essa etapa é de extrema importância para os partidos políticos e todos os membros. Isso porque são muitos os candidatos filiados e a primeira eleição é dentro da própria legenda.

Para a disputa federal, sendo os candidatos à presidente da República e vice-presidente, o registro da candidatura tem que ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por outro lado, fica à cargo dos tribunais regionais eleitorais (TREs) o registro dos candidatos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.

Logo após o registro – que termina em 15 de agosto – no dia seguinte os candidatos já podem iniciar a propaganda eleitoral. O prazo vale para a internet e também para a campanha de rua. A autorização segue até o dia 1º de outubro. Depois disso os candidatos não podem mais realizar caminhadas, carreatas e outros tipos de divulgação da candidatura.

Disputa à presidência

A convenção do PDT deve confirmar o nome de Ciro Gomes como candidato à presidência. Já os membros do PT se reunirão na quinta-feira (21) e o pré-candidato do partido é o ex-presidente Lula. No domingo (24) está prevista a convenção do PL para oficializar a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário