scorecardresearch ghost pixel



INSS tem novas regras de atendimento a partir desta segunda, 4; confira

O INSS divulgou as novas regras para o atendimento presencial. Tem mudança no horário, no número de acompanhantes, agendamento e muito mais. Fique por dentro para não se frustrar quando precisar dos serviços do instituto.



Começaram a valer as novas regras para o atendimento presencial no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estavam previstas há algum tempo. Será preciso fazer o agendamento prévio do serviço em todos os casos. As medidas entraram em vigor nessa segunda-feira, 4 de julho.

Leia mais: INSS: mudança em regra do CadÚnico pega beneficiários de surpresa

As novas regras para as agências do INSS são válidas em todo o território nacional. Muita coisa está diferente. Tem mudança nos horários, agendamentos, entrega e até na validade dos documentos. Por isso, veja quais são as novidades anunciadas pelo instituto.

INSS: novas regras para o atendimento presencial

Desde o início da pandemia da COVID-19, o atendimento presencial nas agências do INSS ficou comprometido. Em março de 2020, por exemplo, o serviço foi suspenso até o final do ano.

Mesmo com a retomada, todos os atendimentos exigiam agendamento prévio. Já em março de 2022, isso mudou novamente. Os cidadãos não precisavam mais agendar os serviços desde então.

As recentes alterações trouxeram o agendamento de volta. A partir de agora, os segurados terão de marcar hora para conseguir o atendimento. Isso deverá ser feito pelo telefone 135, pelo site ou no aplicativo Meu INSS.

Depois de agendar, os segurados receberão uma senha que deve ser informada assim que a pessoa chegar na agência, no dia e no horário marcado. Para algumas situações, as consideradas mais complexas, os segurados podem procurar as unidades do INSS para o chamado “atendimento específico”.

Isso valerá para os seguintes casos:

  • Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
  • Quando a central 135 não puder atender a demanda, e a pessoa for orientada a procurar uma agência;
  • Recursos pedidos por empresas;
  • Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) após atualização do CadÚnico.

Além disso, as agências terão horário de abertura entre 6h30 e 10h, com atendimento ao público iniciando entre 7h e 8h. A regra determina que o atendimento deverá se dar por seis horas diárias, sem interrupção.

Outra determinação é que o período da tarde fique reservado para as perícias médicas e os demais atendimentos internos do INSS. Sobre os acompanhantes dos segurados, somente as pessoas com deficiência auditiva terão direito.

Em outros casos, o servidor do INSS será responsável por definir se a pessoa necessita ou não de um acompanhante no atendimento presencial.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário