scorecardresearch ghost pixel



Motorista será obrigado a trocar CNH antiga pela nova em julho?

Novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entra em vigor em junho e gera dúvidas nos condutores brasileiros.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos brasileiros foi atualizada em junho e o novo modelo do documento começou a ser emitido em todo o país. Com a mudança, a grande dúvida dos motoristas é: preciso substituir a versão antiga pela nova agora?

Leia mais: Dados vazados geram indenização de R$ 2,5 mil para pensionista do INSS

Embora o processo de troca do documento esteja previsto, ele ocorrerá de forma gradativa. À medida em que os condutores precisarem trocar sua CNH, as autoridades farão a emissão do modelo atualizado.

Neste primeiro momento, terá acesso à nova habilitação somente quem está tirando a primeira via, renovando ou tirando a segunda via. Para os demais brasileiros, a antiga poderá ser utilizada normalmente dentro do prazo de sua validade.

Mudanças na CNH

A reformulação tem como objetivo adequar o documento ao padrão internacional, além de garantir mais segurança e evitar fraudes. Confira as principais mudanças da nova CNH:

  • Assinatura do condutor abaixo da foto;
  • Nome social e filiação afetiva;
  • Tabela informando quais veículos o motorista pode conduzir;
  • Letra “P” indicando Permissão para dirigir e letra “D” indicando habilitação definitiva;
  • Código MRZ utilizado em passaportes.

No quesito segurança, a CNH ganha um holograma de identificação e impressão com tinta fluorescente que brilha no escuro. Além disso, alguns itens ficam visíveis apenas sob a luz ultravioleta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário