scorecardresearch ghost pixel



Risco! Homem é internado após sofrer “overdose” de vitamina D

O excesso de vitamina D causa diversos efeitos colaterais, podendo levar à morte. Entenda o que dizem os cientistas e como evitar uma “overdose de vitaminas”.



A vitamina D trata-se de um hormônio produzido de maneira endógena, por meio da exposição solar, através da alimentação e por meio de suplementação. É essencial para regular atividades do metabolismo ósseo, facilitando a absorção de cálcio, porém em quantidades elevadas pode causar sérios prejuízos como o aumento do cálcio no sangue, que consequentemente, causa diversos efeitos colaterais.

Veja também: Quais são os sintomas de falta de vitamina D no organismo?

Recentemente um estudo publicado na revista The British Medical Journal destacou um caso provocado pelo excesso de vitamina D. Um homem de meia idade apresentou o quadro de Hipervitaminose D, precisou ser internado para averiguar e tratar os efeitos colaterais.

O que significa Hipervitaminose D

É uma condição causada pelo excesso de vitamina D no organismo. Os médicos responsáveis pelo estudo, afirmam que é uma condição em crescimento no mundo. Especialmente em pessoas que costumam utilizar suplementação por conta própria, ignorando as necessidades diárias e as doses recomendadas de cada tipo de vitamina.

Quando o paciente foi ao hospital, relatou que havia 3 meses em que apresentava náuseas, vômitos, dor no abdômen, boca seca, zumbido no ouvido, muita sede, cãibras nas pernas, diarreia e perda de peso. Ainda, segundo ele, os sintomas tiveram início após começar um tratamento de suplementação à base de vitaminas, orientado por um terapeuta nutricional.

O consumo estava muito acima do recomendável

A pesquisa menciona que o consumo dos suplementos vitamínicos usados pelo homem estavam muito acima do recomendável. O mesmo, estava consumindo mais de 20 suplementos que são facilmente encontrados à venda em farmácia, sem necessidade de receituário médico.

No suplemento usado pelo paciente, as doses de vitamina D eram de 50.000 mg, sendo que a necessidade diária não deve ultrapassar 600 mg. Também fazia uso de outras vitaminas que em quantidades totais chegavam a ter mais que o dobro de teores recomendados. Além disso, o homem fazia uso de outros tipos de suplementos e probióticos.

O homem recebeu alta hospitalar após 8 dias de internação, precisou de tratamento por mais tempo para conseguir eliminar os fluidos intravenosos que estavam em excesso no metabolismo. 

O que os pesquisadores médicos recomendam?

Esse hormônio é crucial para garantir o bom funcionamento do metabolismo, além de reduzir os riscos de câncer, depressão, diabetes e doenças cardíacas. Podemos manter bons estoques desta vitamina através da alimentação e exposição solar.

O uso de suplementação sem orientação médica não deve ser realizado, pois aumenta os riscos de superdosagem, podendo causar uma “overdose de vitaminas” que podem causar efeitos variados. No caso da vitamina D, como sonolência, confusão mental, apatia, psicose, depressão, anorexia, dor abdominal, vômitos, constipação, úlceras pépticas, pancreatite, pressão alta, ritmo cardíaco anormal e anomalias renais, incluindo insuficiência aguda do órgão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário