Sabemos que a ansiedade é um mal gigantesco e que assola cada vez mais pessoas pelo mundo inteiro. O Brasil é o país mais ansioso do mundo, pois 9,3% da população sofre com ansiedade. Esse número representa aproximadamente 19,4 milhões de pessoas no país.
Veja também: Truques para pegar no sono de forma rápida mesmo se estiver ansioso
Esse tipo de pessoa acaba tendo muita dificuldade para ter uma conversa séria com os demais. Ter algo para dizer para alguém ou discutir um determinado assunto incomoda mais que o siso. É o seu caso? Pois nós viemos ajudar.
Vamos dar cinco dicas para que você que está ansioso consiga se sair bem em uma conversa de caráter mais sério. E é obvio que não há nada impossível nos exemplos, apenas sugestões que estão dentro do possível e podem respeitar os seus limites.
Admita os seus sentimentos
Uma coisa muito ruim que acontece com o ansioso é que ele nutre um sentimento de culpa pela forma como se sente. Curioso, não é? Mas sim, ele sente culpa por ser ansioso, por estar triste ou preocupado.
Tudo bem sentir isso! E tudo bem admitir isso em uma interação. As pessoas que querem estar perto de você vão entender, então peso de esconder os seus sentimentos irá sair das suas costas de uma vez por todas.
Cuidado com a sua respiração
A pessoa com ansiedade às vezes simplesmente esquece de respirar. Acredite! A tensão é tanta que o indivíduo respira menos, acelera os batimentos cardíacos e acaba tendo uma crise.
Você se encontra na mesma situação? Pois nunca tire a atenção da sua respiração quando estiver ansioso em uma conversa ou qualquer outro contexto, pois é ela que vai mantê-lo focado e resolvendo o que tiver que resolver.
Vá direto ao ponto
Um costume que todo ansioso deve perder é a vergonha de ser objetivo. As pessoas têm coisas para fazer, então você não irá chateá-las se pular os rodeios para contar ou pedir algo.
A ordem é a seguinte: cumprimente, dê a razão da conversa, o contexto e a notícia, então discutam o assunto. Simples? Porque é isso aí. Quando vir, a conversa já aconteceu.
Reflita antes da falar
Se o papo que você terá é realmente mais sério, é válido você refletir um pouco antes sobre como abordar os assuntos, mas nada de ficar apenas martelando os problemas na sua cabeça.
Você deve pensar a respeito, entender o que aquela interação vai significar e qual é real razão para ela acontecer. Existe uma problemática? Reflita sobre que a causou.
Racionalize e entenda tudo sobre ela, então tenha a tal conversa já sabendo o que você deve falar e fazer.
Encontre uma forma de se acalmar
A repetição é algo que as pessoas usam para chegar na perfeição, então se você está prestes a ficar mal… você pode criar uma maneira de se acalmar sozinho.
Isso pode acontecer por meio de um mantra, por exemplo, que você repete para você mesmo. Além disso, pode andar com algum objeto que te acalma. O que quer que funcione a longo prazo.