scorecardresearch ghost pixel



Aplicativo CadÚnico informa se dados do cidadãos estão atualizados

Ferramenta informa famílias em situação e vulnerabilidade sobre sua situação, inclusive em caso de cadastro desatualizado.



O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um sistema do governo federal que reúne informações sobre famílias em situação de vulnerabilidade. Esses dados são utilizados para implementação de políticas sociais e concessão de benefícios, como o Auxílio Brasil.

Leia mais: Cidades são contempladas com Auxílio de R$ 500; veja se a sua recebe

A inscrição no CadÚnico é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, onde o responsável deve apresentar documentos de todos os membros que vivem no mesmo lar. O cadastro precisa ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança relevante.

Alguns exemplos de alterações que exigem atualização são: mudança de endereço, nascimento de um filho, aumento na renda, morte de um integrante, entre outros.

“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, diz o Ministério da Cidadania.

Consulta ao CadÚnico

Até o lançamento do aplicativo do Cadastro Único, o cidadão precisava se deslocar ao CRAS ou posto de atendimento para verificar sua situação. Agora, é só baixar a ferramenta para consultar se existe alguma pendência.

No app, é possível ficar sabendo se os dados estão atualizados e há necessidade de passar por uma averiguação ou revisão cadastral. Quando esses problemas não são resolvidos dentro do prazo fornecido pelo governo, a família corre o risco de ter o benefício suspenso e até cancelado.

Para ter acesso a todas as informações sem precisar sair de casa, entre noportal gov.br e faça o download do app CadÚnico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário