Ilusão de ótica de 900 anos revela mais do que apenas arte

Essa ilusão de ótica tem 900 anos de idade e continua sendo algo para ser apreciado e entendido pelas pessoas. Veja a imagem e descubra o significado dela.



Se você se encanta com os inúmeros desafios de ilusão de ótica que se espalharam pelas redes sociais, saiba que isso não é algo novo. Existem obras de arte que utilizam a ilusão muito antes da internet ou mesmo muito antes de qualquer tipo de tecnologia mais avançada. Há registros de peças históricas com mais de 2 mil anos.

Veja também: Se você encontrar o gato na ilusão de ótica, será um expert no assunto

Você é capaz de resolver essa ilusão de ótica super antiga?

Uma ilusão de ótica bem antiga, que remonta a 900 anos atrás, pode ser encontrada no Templo de Airavatesvar, em Tamil Nadu, na Índia. Trata-se de um local hinduísta e que traz a representação de um animal um tanto quanto excêntrico.

Algumas pessoas olham para a escultura e veem um elefante, enquanto outros percebem a existência de um boi. Afinal de contas, o que você vê nessa ilusão de ótica histórica e muito intrigante.

Qual é o sentido da ilusão do templo hindu?

Vale reforçar que esse templo hindu em questão está repleto de esculturas de animais bem trabalhadas. Um de seus ornamentos de 900 anos mostra dois animais unidos com o que parece ser uma única cabeça. Na realidade, existem duas cabeças, mas a maioria das pessoas só vê uma no início. Qual animal você viu: um boi ou um elefante?

Na verdade, o objetivo da escultura é exatamente o de representar os dois animais. Entenda qual é a simbologia de cada um deles para a cultura da região:

  • Elefante: representa o animal sagrado Airavat, ligado ao Rei Indra;
  • Boi: o boi é um animal sagrado e representa Nandi, que está relacionada ao deus Shiva.

A figura representa exatamente a união desses dois poderes, transformando a dualidade em apenas um. Por isso, se você se confundiu ao apreciar essa bela ilusão de ótica, saiba que ela é propositalmente confusa e uma das artes raras que contam a história da humanidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário