scorecardresearch ghost pixel



Polícia Federal alerta para ‘Golpe da Mão Fantasma’; veja como se proteger

O já famoso golpe da "Mão Fantasma" consegue deixar um prejuízo enorme para as vítimas arcarem em poucos minutos. Veja o alerta da polícia para se proteger.



A Polícia Federal faz um alerta sobre o golpe chamado de “Mão Fantasma”. Pelo menos 40 mil brasileiros foram vítimas dele até agora. Os criminosos se passam por atendentes de bancos e instituições financeiras para enganar as pessoas de todo o país. Veja como funciona para aprender a se proteger contra as tentativas.

Leia mais: Este dia da semana é o preferido para golpes online; saiba quando se proteger

A intenção dos criminosos é conseguir acesso às contas bancárias dos cidadãos. Em poucos minutos, eles são capazes de fazer uma verdadeira limpa no dinheiro disponível, normalmente por meio de transferência dos valores. As vítimas são principalmente os idosos.

Mão Fantasma

De acordo com a Polícia Civil, os golpistas entram em contato com a vítima por meio de uma ligação telefônica, mas essa interação pode se dar também por e-mail e até pelo WhatsApp. Em um primeiro momento, o contato parece ser da central de atendimento do banco ou instituição financeira.

Inicialmente eles informam alguns dados pessoais das vítimas, que confirmam a identidade. Depois disso, os criminosos alertam que há uma movimentação estranha – quase sempre de alto valor – na conta da pessoa. A ideia é deixá-la insegura e preocupada com essa informação, o que facilita a aplicação do golpe.

O falso atendente então diz que a conta do cliente deve ter sido invadida, sendo assim ele precisa de mais algumas informações para evitar a perda de mais dinheiro. O próximo passo é indicar uma falsa atualização de segurança no aplicativo do banco. A vítima é convencida a instalar um aplicativo.

É dessa forma que o criminoso consegue acesso à conta. Pelo golpe da Mão Fantasma, a vítima instala o aplicativo e automaticamente os golpistas passam a ter controle sobre o celular em tempo real. Quando a pessoa se dá conta, o sujeito já fez a transferência da quantia que havia disponível.

O alerta da Polícia Federal é para que as pessoas nunca cliquem em links nem aceitem comandos de baixar aplicativos por ninguém, pois essa não é uma prática dos bancos. Caso receba uma ligação, o mais certo é encerrar a chamada e entrar em contato com uma central de atendimento oficial do banco ou da instituição financeira.

Diante disso, alertamos que lembre-se de sempre ter o aplicativo oficial já instalado, pois nele será possível conferir tudo o que acontece na conta a qualquer momento. Se receber alguma chamada, basta conferir se há alguma transação por conta própria.




Voltar ao topo

Deixe um comentário