Todos concordam que o pior dia da semana é a segunda-feira. As pessoas esperam ansiosamente pela chegada da sexta-feira, então quando o fim de semana acaba… eles dão de cara com ela de novo! Para muitos, esse é um dos mais improdutivos, especialmente por causa do desânimo que é causado pelo fim da folga tão desejada.
Veja também: 3 hábitos comuns que aumentam o cansaço do corpo sutilmente
Se pararmos para refletir um pouco, isso não está certo! A segunda-feira deveria ser um dos dias mais proveitosos da semana, justamente porque é o primeiro após um merecido descanso. Isso significa que, na teoria, é o momento em que mais estamos descansados e que o nosso corpo e mente deveriam estar preparados.
Mas não nos sentimos prontos para uma nova jornada, certo? E não é à toa, pode acreditar. A razão para isso pode estar relacionada ao seu fim de semana.
Quando ouvimos falar de pessoas que trabalham em horário comercial, ou seja, que acordam cedo para trabalhar, a coisa fica ainda pior! A indisposição para acordar cedo na segunda – mesmo tendo dormindo bem – parece incompreensível. Contudo isso tem ligação com a rotina estabelecida.
O que acontece?
Durante a semana, o cidadão acorda cedinho diariamente e geralmente até a sexta feira. A partir de sexta, ele sente que tem horários mais flexíveis. Isso é verdade em partes. Não há problema algum em acordar mais tarde no sábado e no domingo. O problema, na verdade, é a hora na qual você vai dormir durante essa folga!
Se você está acostumado a dormir, digamos, às 23h e acordar às 7h, mas por dias seguidos dorme às 3h e acorda às 10h, o seu corpo fica confuso e muda toda a sua rotina “interna”.
Imagine que o seu sono tem um fuso horário próprio. Ele está acostumado com a sua rotina de trabalho, mas no momento em que isso muda e que essa mudança é prolongada, ele acredita que é preciso mudar também. Sendo assim, para poder voltar para o “horário de antes”, irá precisar de mais de um tempinho.
Em outras palavras, mesmo que você durma cedo no domingo e tenha boas horas de sono, pode acordar cansado e indisposto na segunda-feira, sim!
O que fazer?
A primeira dica é até bem óbvia: tome cuidado com a sua rotina de sono também no fim de semana. Não tem problema mudar um pouco, mas algumas mudanças drásticas e prolongadas podem te fazer mal a longo prazo.
Em vez de ficar acordado na noite da sexta-feira e do sábado, tente escolher uma delas para fazer isso. De preferência, não fique assim até tão tarde! Por fim, tente reproduzir os mesmos rituais que você tem durante a semana antes de deitar no domingo, pois assim o seu organismo terá maiores chances de se adaptar de volta.