Lembre-se que a vantagem de se manter ativo não é necessariamente a quantidade de dias que você treina, mas a constância. Ainda que seja duas ou três vezes por semana, há uma rotina estabelecida. Melhor do que começar freneticamente e desistir pelo cansaço, ao ultrapassar seus limites, então comece aos poucos para continuar treinando sempre.
Veja também: Café da manhã perfeito para emagrecer: 4 alimentos para comer sem culpa
Descanso para os músculos
Uma das justificativas para que as pessoas usem intervalos maiores de treinos é que os músculos demoram cerca de 48 horas para atingir a recuperação. Apesar de ser verdade, existe a possibilidade de criar uma série de exercícios considerando apenas um quadro muscular. Portanto, se na terça-feira você treina pernas, no dia seguinte consegue malhar os braços.
Aumento da resistência física
Um dos principais benefícios da atividade física diária é o aumento da resistência física, seguido do fortalecimento do sistema cardiovascular. Quando associada a um cardápio equilibrado, o corpo passa a ter mais energia e ainda reduz a incidência de muitas doenças. Dessa forma, conforme foi comentado no início, recomenda-se iniciar vagarosamente, começando com uma corrida de 10 minutos.
Desenvolvendo várias habilidades
Ao intercalar treinos seguidos, a pessoa consegue estimular a flexibilidade, equilíbrio, fazer pliometria e treinamento de velocidade. Sendo assim, começa a elevar a potência corporal, aprendendo a ser ágil em algumas tarefas de casa e até melhorar nos estudos. Para que funcione de forma assertiva, a consulta com um personal training pode ser necessária, além do investimento em academias equipadas.
Dependendo da sua situação, faça treinos funcionais em casa e use os recursos disponíveis, só não deixe de se exercitar. Quanto aos riscos de lesão muscular e desgaste físico, eles existem e devem ser observados considerando fatores fisiológicos, alimentares e de execução dos movimentos.