scorecardresearch ghost pixel



Afinal, regra dos 5 segundos para pegar comida que caiu no chão funciona?

Com o objetivo de se livrar das bactérias, surgiu um hábito de resgatar os alimentos o mais rápido possível, de forma que contraia o menor número de microorganismos.



Os brasileiros são reconhecidos pela mania de criar superstições curiosas, e não seria diferente com aquela comida deliciosa que acaba caindo no chão e precisa ser recuperada de qualquer forma. No pensamento a ideia é que não existe nenhum risco de consumir algo que acabou de cair, desde que o resgate tenha sido feito em poucos segundos. Apesar de parecer ingênuo, provavelmente você também ficaria triste ao ver um pedaço do seu bolo preferido indo para o lixo. 

Veja também: Descubra qual é o alimento que elimina bactérias dos pulmões

Uma má notícia

De acordo com um estudo da Universidade de Clemson, localizada nos Estados Unidos, continua sendo perigoso comer esses resquícios, já que um milésimo é suficiente para contaminar qualquer objeto. Nesse caso, algumas superfícies são extremamente sujas e armazenam partículas que transmitem doenças. 

Considerando isso, ninguém deveria levar em conta 5 segundos, pois não faz a mínima diferença. Então aquele doce que se perdeu desproposidatamente infelizmente fica sujo bem rápido. 

Livre-se das infecções 

Não há nenhuma exceção quanto a possibilidade de evitar contaminações alimentares comendo pequenas porções que entraram em contato com pisos. Os principais casos envolvendo esse tipo de situação tratam da salmonela, bactéria que causa doenças. 

Viroses, enjoos e até resfriados também são comuns, com a chance de resultar em quadros graves. Apesar de parecer tentador, nunca pegue algo que caiu no chão para colocar na boca. 

Fique atento às crianças que podem não ter tanto noção dos perigos envolvendo uma infecção. Ao deixar um alimento cair, pegue um pedaço de papel e jogue fora o mais rápido possível. A segurança alimentar também faz parte de ocasiões do dia a dia que ninguém aprendeu a questionar. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário