A emissão da nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começou em junho para todos os brasileiros. A versão atualizada o documento conta com uma série de mudanças que deixaram seu visual mais moderno e seguro, seguindo o padrão internacional.
Leia mais: Tem adesivo de candidato no carro? Você pode levar multa e pontos na CNH
A chegada do novo documento fez surgir uma dúvida entre os motoristas do país: preciso trocar minha habilitação agora? Afinal de contas, a CNH antiga perdeu a validade?
Troca pela nova versão
A substituição do modelo antigo pelo novo não é obrigatória para todos os condutores neste primeiro momento. Agora, somente quem for tirar a primeira via, obter a segunda via, adicionar categoria ou de alguma forma precisar alterar o documento receberá a nova CNH.
Já os demais condutores podem seguir dirigindo normalmente com a versão anterior, sem risco de multa ou qualquer punição. A única coisa que precisa ser observada é o prazo de validade, que varia de acordo com a idade do motorista:
- Até 49 anos: validade de 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos;
- Acima de 70: validade de 3 anos.
Dessa forma, a troca será feita aos poucos, à medida em que os documentos forem perdendo a validade e o dono precisar atualizá-lo. Ou seja, não é preciso ter pressa ou correr para o Detran.
Mudanças na CNH
As alterações estão concentradas especialmente no design e nos itens de segurança de CNH, que continua sendo emitida nos formatos físico e digital. Ela ganha novas cores, com destaques em amarelo, além de um quadro com pictogramas representando os veículos para os quais o condutor está habilitado.
Também foi criada a possibilidade de uso do nome social para transexuais e travestis que já fizeram a alteração na carteira de identidade, além da inclusão da filiação afetiva na habilitação.
Os itens de segurança incluem impressão com tinta fluorescente, um holograma e detalhes visíveis apenas sob luz ultravioleta.