scorecardresearch ghost pixel



Comer à noite pode aumentar chances de desenvolver depressão, diz pesquisa

Um estudo norte-americano revelou que comer à noite pode fazer com que a pessoa desenvolva problemas de depressão e ansiedade.



Um estudo recente desenvolvido pelo Brigham and Women’s Hospital, em Boston, Nos Estados Unidos da América (EUA), revelou um dado interessante. Na verdade, mais do que interessante, a informação acende vários alertas para as pessoas. De acordo com a pesquisa, comer à noite ou de madrugada pode aumentar riscos de desenvolver doenças mentais como depressão e ansiedade.

Veja também: Confira 5 hábitos que todas as pessoas com depressão deveriam evitar

Vale destacar que alguns estudos anteriores também evidenciaram alterações de sono, do ritmo cardiovascular, do fluxo intestinal e de outras funções do organismo humano. Comer à noite tem se tornado uma atividade cada vez mais contraindicada por pesquisadores da área da saúde.

Corpo não se adapta bem em trocar o dia pela noite

É preciso destacar que a influência da luz em frequências específicas, como as que são emitidas pelo sol, impacta diretamente no relógio biológico. O corpo entende qual é o horário de dormir e de acordar por meio da iluminação. Sendo assim, está mais do que provado que trocar o dia pela noite não é algo vantajoso para a saúde, ainda que muitas pessoas façam isso com frequência.

Por isso, o período noturno é o melhor para efetuar o descanso do corpo e da mente, não sendo o mais indicado para realizar refeições, principalmente as mais pesadas. O novo estudo dos EUA monitorou 19 voluntários durante semanas. Metade do grupo foi orientado a comer à noite, enquanto a outra parte fez as refeições durante o dia. O consumo de nutrientes e calorias foi padronizado.

As pessoas que começaram a comer à noite aumentaram 26% das características de depressão e 16% das relacionadas à ansiedade. O grupo de voluntários que manteve a dieta durante o dia não oscilou de humor.

Vale destacar que não se sabe os motivos que levam à depressão por conta dos horários de refeição desregulados. Ainda assim, várias pesquisas mostram que comer à noite e não manter uma rotina padronizada faz mal para a saúde mental de qualquer pessoa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário