scorecardresearch ghost pixel



Brasil não irá mais emitir passaportes? Entenda o que está acontecendo

A Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes no início do mês de novembro, sem data estipulada para retorno.



Muitos brasileiros possuem o sonho de sair do país, seja para uma viagem de férias ou até mesmo em busca de moradia e oportunidades de emprego. Para isso, o primeiro passo é organizar os documentos necessários para a viagem internacional, sendo o passaporte o mais importante deles. Com ele, o cidadão brasileiro será identificado em todo o mundo, visto que esse é o documento com foto de validade mundial.

Leia também: Novo passaporte é lançado pelo governo; veja o que muda.

Dessa forma, o passaporte será solicitado ao viajante no momento em que realizar a imigração no aeroporto e também em outras situações fora do país. Como no caso de alguém que deseja realizar um curso fora do Brasil, é necessário solicitar o visto de estudante. Assim, para conseguir, é preciso possuir o passaporte brasileiro em mãos para dar início ao processo de solicitação do visto de estudante.

O passaporte possui a validade de 10 anos e é emitido pela Polícia Federal. No entanto, o órgão anunciou no dia 18 de novembro a suspensão da emissão do passaporte em todo o país. Com isso, os brasileiros que desejam viajar brevemente e que ainda não possuam passaporte poderão ter que adiar os seus planos.

Emissão de passaportes suspensa no país

De acordo com a Polícia Federal, a emissão de passaportes no Brasil foi suspensa devido a falta de verbas destinadas tanto para a área de emissão quanto para a área de controle migratório. Assim, a suspensão do serviço começou a valer a partir do dia 19 de novembro, sem data prevista para retorno.

Contudo, os cidadãos que já tinham atendimentos marcados, tanto por agendamentos online quanto para atendimento presencial, continuam com a realização da emissão do passaporte. No entanto, mesmo que o brasileiro ainda consiga solicitar o documento, não há uma previsão de entrega do passaporte.

Já no caso das pessoas atendidas até o dia 18 de novembro, a emissão continuará valendo, com o envio do documento dentro do período estipulado pela Polícia Federal. Dessa forma, a medida vale somente para os pedidos realizados após essa data. Por fim, a Polícia Federal está em busca de uma solução para o problema, juntamente ao Governo Federal, com o intuito de voltar o mais rapidamente com a emissão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário