scorecardresearch ghost pixel



Pouco sono? Cuidado! Noite mal dormida pode te deixar mais ‘feio’

Estudo mostra que a privação do sono pode deixar as pessoas menos atraentes. Entenda porque isso acontece com o corpo humano.



Você já deve ter ouvido em termos como “noite de sono reparadora” ou “sono da beleza”. Saiba que elas podem não ser apenas metáforas, mas sim realidade. Isso porque um estudo sugere que as pessoas que dormem pouco ficam menos atraentes. De acordo com os resultados, duas noites mal dormidas podem ser decisivas para piorar o aspecto do ser humano.

Veja também: Nutricionistas alertam! Estas são as melhores frutas para comer antes de dormir

Pesquisa diz que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes

O estudo foi desenvolvido dentro do Instituto Karolinska em parceria com a Universidade de Estocolmo, na Suécia. Os resultados foram publicados na revista científica Royal Society of Open Science, com divulgação pelo IFLScience.

Sintomas como olheiras, olhos inchados e apatia por conta do cansaço de noites mal dormidas foram considerados menos atraentes e menos saudáveis. Inclusive, a capacidade de socialização demonstrou menor poder efetivo de acontecer.

O que a pesquisa descobriu?

Participaram do estudo 25 pessoas, sendo 14 mulheres com idade entre 18 e 47 anos. Elas foram registradas com duas noites de restrição de sono normal. Em um momento elas deveriam dormir bem, enquanto em outras duas noites elas precisam descansar por apenas 4 horas.

122 voluntários avaliaram as fotografias, as quais foram tiradas sem nenhum tipo de maquiagem ou efeito de edição. Com base nos resultados, os pesquisadores constataram que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes.

Por que isso ocorre?

De acordo com os cientistas, os efeitos de percepção foram criados com base no aspecto de saúde. Isso porque as pessoas que dormiram menos apresentavam aparência menos saudável do que as outras. Evolutivamente isso deixa os indivíduos menos atraentes.

Um rosto que mostra feições de pouca saúde tende a ativar mecanismos de afastamento social nos demais. Eles evitam ficar próximos desses seres menos saudáveis como forma de proteção evolutiva. Isso quer dizer que a atração não se trata, exatamente, de questões ligadas à sexualidade, mas também à segurança e ao bem-estar de cada um.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário