Air fryer libera substâncias tóxicas? Veja se você deve se preocupar

A praticidade da air fryer é uma mão na roda para a correria dos dias atuais. Mas ela pode esconder um perigo oculto: a acrilamida.



A air fryer é um eletrodoméstico para preparar comidas e o seu mecanismo se dá através do ar quente, que é como o alimento é frito sem óleo. O seu  preparo é super rápido e prático. 

Veja também: Panceta na air fryer é possível? Sim! Ela ainda fica levinha e crocante

No entanto, assim como outras formas de preparo que influenciam o alimento, muito se pensa sobre o quão saudável é, assim como o tempo adequado de preparo.

Dentre algumas coisas que cercam o funcionamento do eletrodoméstico, fala-se sobre a existência de uma substância tóxica liberada durante o uso do dispositivo, chamada acrilamida.  

O que você precisa saber sobre a acrilamida

A acrilamida é uma substância produzida quando os alimentos ricos em amido, aminoácido e açúcar são aquecidos acima de 120 graus celsius. Não é exclusivo da air fryer, mas também está envolvido devido ao ar quente do eletrodoméstico liberado lá dentro.

O processo de produção da acrilamida envolve comidas cozidas, fritas ou grelhadas. Ou seja, os alimentos, quando submetidos em situações como essa, mudam sua tonalidade.

Comidas frequentemente feitas na air fryer

Um exemplo de um alimento que pode produzir acrilamida, e é frequentemente colocado na air fryer, é a batata frita. Em uma situação dessas, a tonalidade marrom e crocante é um indício de sua produção. Ou seja, quanto mais escura estiver a batata, mais ela tem essa substância.

Outros exemplos são pães, batatas chips, biscoitos, refrigerantes e café. Sobre o café, ele também pode produzir durante o seu processo de torrefacção, que é quando a acrilamida é formada. 

Em 2015, a EFSA (European Food Safety Authority) confirmou que a substância tóxica pode causar câncer. Além disso, é claro, existem todos os outros riscos envolvendo comidas ricas em açúcares. 

Como evitar essa substância ao usar a air fryer?

  • Evite fritar por muito tempo
  • Não aqueça sua comida com uma temperatura muito elevada
  • Opte por não consumir industrializados
  • Cuide a tonalidade do alimento
  • Varie na produção dos alimentos




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário