scorecardresearch ghost pixel



ESSAS áreas profissionais estão ameaçadas pelo ChatCPT e ferramentas de IA

A medida que a Inteligência Artificial (IA) avança, humanos dessas áreas profissionais e de outras terão que aprender a dividir espaço com a tecnologia.



O sucesso do ChatGPT e a sua capacidade de escrever artigos, posts e outros textos de qualidade têm mostrado os avanços da Inteligência Artificial e gerado debate sobre áreas profissionais que estão ameaçadas, hoje, pela tecnologia.

Leia também: ChatGPT: por que ferramenta de inteligência artificial preocupa professores?

“A IA está substituindo os trabalhadores de colarinho branco. Acho que ninguém pode impedir isso”, disse Pengcheng Shi, reitor associado do departamento de computação e ciências da informação do Rochester Institute of Technology, ao New York Post. Muitos especialistas têm apontado setores vulneráveis.

No entanto, o próprio Shi disse ao jornal que, a medida que o uso da IA avança, os humanos aprendem a lidar melhor com ela. Ou seja, novos usos se abrem dentro de áreas profissionais.

Quais áreas profissionais estão em risco?

Segundo os professores Pengcheng Shi e Chinmay Hegde, setores como o jornalismo, educação, design e de software devem ver profissionais serem complementados pelo uso de IA. Veja como ele vê cada uma das áreas.

Educação

Para Shi, o ChatGPT “já pode facilmente dar aulas”. Os especialistas acreditam que a ferramenta seja mais eficaz no ensino médio, já que as aulas reforçam habilidades já desenvolvidas no ensino fundamental.

“Embora tenha bugs e imprecisões em termos de conhecimento, isso pode ser facilmente melhorado. Basicamente, você só precisa treinar o ChatGPT”, explica Shi.

Finanças

“Eu definitivamente acho que isso vai impactar o lado comercial, mas mesmo em um banco de investimento, as pessoas são contratadas após a faculdade e passam dois, três anos trabalhando como robôs e fazendo modelagem em Excel — você pode usar IA para fazer isso”, explicou Shi. “Muito, muito mais rápido.”

Porém, Shi acredita que decisões financeiras e econômicas cruciais provavelmente sempre serão deixadas nas mãos de humanos.

Engenharia de software‌

Designers de sites e engenheiros responsáveis por códigos de menor complexidade também correm risco.

“Eu me preocupo com essas pessoas. Agora posso apenas pedir ao ChatGPT para gerar um site para mim — qualquer tipo de pessoa cujo trabalho rotineiro seja fazer isso para mim não é mais necessária”, alerta Hegde.

“Com o passar do tempo, provavelmente hoje ou nos próximos três, cinco, 10 anos, esses engenheiros de software, se o trabalho deles é saber codificar… não acho que eles serão amplamente necessários”, alerta Shi.

Jornalismo

O The Guardian já fez o software GPT escrever um artigo de opinião em 2020. Segundo Hegde, a tecnologia já é bastante hábil para tarefas como reduzir textos ou fazer títulos.

Por outro lado, a grande deficiência do Chat GPT está na verificação de fatos. Conteúdos polêmicos são difundidos com facilidade na ferramenta — portanto, repórteres e editores ainda são essenciais para esse tipo de trabalho jornalístico.

“Você pode pedir que faça um ensaio, para produzir uma história com aspas, mas, na maioria das vezes, as aspas são apenas inventadas”, continuou Hegde. “Essa é uma falha conhecida do ChatGPT e, honestamente, não sabemos como corrigir isto.”




Voltar ao topo

Deixe um comentário