scorecardresearch ghost pixel



O segredo que ninguém sabe sobre a casca de ovo; pare de jogá-la no lixo

Se você descarta as cascas de ovos no lixo acreditando que esse é o único destino delas, saiba que o resíduo tem outras utilidades incríveis. Confira.



A casca de ovo é cheia de nutrientes e possui diversas propriedades benéficas para a saúde. É rica em proteínas e minerais, como cálcio, magnésio e zinco. Além disso, contém ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a fortalecer o sistema imunológico.

Veja também: Pare de jogar as cascas de cebola no lixo; conheça 5 utilidades incríveis

Contudo, a forma mais segura de reaproveitar esse resíduo sólido está ligada à rotina de limpeza e cuidado com plantas, facilitando inúmeros processos manuais. 

Veja quais são os principais usos da casca de ovo 

Adubo orgânico

A casca de ovo pode ser usada como um excelente adubo natural para plantas, pois contém cálcio, que ajuda na sua nutrição. Basta triturar no liquidificador ou dispositivo mixer na intenção de obter uma mistura rica em minerais. Considere as necessidades específicas de cada espécie e aplique conforme suas particularidades nutricionais. 

Elemento de composteira

Assim como excelente adubo, a casca se torna um ótimo aditivo para composteiras domésticas, pois ela contribui com nutrientes que ajudam a tornar o material mais fértil. Há quem adicione as cascas inteiras, mas triturá-las garante que o substrato absorva rapidamente suas propriedades. Lembre-se de tomar cuidado com a proporção, evitando o excesso. 

Ação desinfetante 

Esse resíduo orgânico também pode ser usado como um desinfetante natural, pois contém ligações químicas que contribuem para o combate à bactérias e germes. Misture o pó obtido do ovo em um recipiente, somado a outros produtos de limpeza e potencialize o seu efeito limpante. Não se esqueça de lavar a casca, impedindo que a película cause mau cheiro.

Limpador de chão 

É possível usar casca de ovo para lustrar pisos de madeira, porque é um alimento que contém óleos que repelem partículas de sujeira. Desde que a superfície seja rígida e nada frágil, esse truque pode ser usado, buscando eliminar resquícios de sujeira incrustados. Essa atitude possibilita uma higienização bem mais precisa.

Foto: Avelina/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário