scorecardresearch ghost pixel



Tem como saber se o ovo está estragado sem abri-lo; aprenda o truque

Descubra as melhores dicas para evitar comer ovo estragado na sua casa. Lembre-se de que este alimento pode disseminar bactérias nocivas para o organismo das pessoas.



O ovo é um alimento enigmático, pois todo mundo se pergunta se terá o azar de quebrar um ovo estragado quando vai para a cozinha. Afinal, não dá para enxergar através da casca dura dos ovos e saber como está seu interior. Ainda assim, existem maneiras que podem dar pistas e até revelar o estado real do alimento.

Veja também: Ovos fritos com bacon na airfryer: receita deliciosa é de aquecer o coração!

Pensando nisso, separamos algumas das melhores dicas que você poderá testar na sua casa a fim de identificar um ovo estragado antes de quebrá-lo.

Ovo estragado: aprenda a identificar o alimento podre

O primeiro passo para descobrir se um ovo está podre ou se está bom para o consumo é olhar atentamente sua aparência. Ainda que você possa acreditar que nunca viu diferença entre os ovos, existem alguns pontos para serem observados. É comum que o ovo estragado apresente algumas listras pretas bem clarinhas na parte externa da casca. Isso já é um forte indício de que o produto está impróprio para o consumo.

Outra dica é colocar o ovo bem próximo do ouvido e chacoalhar levemente. Se não escutar algum barulho, significa que o ovo está fresco ainda. Por outro lado, se algum ruído sair de dentro do ovo, pode descartar o alimento. Isso ocorre, pois, a clara e a gema começam a se ressecar com o tempo e encolhem de tamanho.

Outro método: coloque o ovo na água

Encha um copo ou vasilha com água e coloque o ovo dentro do líquido. A partir daí observe a movimentação do ovo, por isso, use um utensílio transparente.

Se o ovo afundar e ficar totalmente na horizontal significa que ele pode ser comido sem medo. Caso o ovo fique inclinado, pode ser que esteja velho ou já tenha apodrecido. Se o ingrediente boiar completamente, é porque está muito velho mesmo.

Como identificar um ovo fresco

O ovo mais fresco que você encontrar terá uma gema bem redonda e com cor viva. A clara será um pouco mais espessa e brilhante, levemente acinzentada. Uma gema que se espalha rapidamente, bem como a clara que está transparente demais, são sinais de que o produto não está tão fresco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário