Chegou do trabalho com sono, mas quer treinar? Ciência diz se isso faz bem

O hábito de ir à academia pode gerar muitos benefícios. Mas e quando estamos cansados e com sono, a atividade física é recomendada? Tire essa dúvida.



Dormir bem é fundamental para atingir os melhores resultados nos exercícios físicos. Um sono reparador assegura que o seu treino seja realizado de forma efetiva. Isso porque o seu organismo consegue aproveitar melhor o estoque de energia, promovendo alto desempenho. É nessa fase que o metabolismo produz hormônios ligados à recuperação muscular e ganho de massa magra. 

Veja também: Isto é o que acontece se você fizer exercícios físicos com o estômago vazio

Existe algum prejuízo na prática de treinar cansado? 

Depende, se você tem dormido mal por semanas, é preciso identificar quais são os fatores relacionados a essa atitude. O cansaço crônico pode indicar quadros de saúde preocupantes, ou seja, requer investigação médica e a interrupção temporária das atividades. Quanto à sensação de fadiga após um dia cheio, não existe nenhuma contraindicação e os treinos habituais costumam melhorar essa ausência de disposição, liberando serotonina e endorfina. 

Confira as principais fases do sono de uma pessoa adulta 

Durante a noite, um indivíduo passa por quatro diferentes fases:

  • 1º Fase: compreende a transição entre a vigília e o sono. Neste estágio, são frequentes a vontade de despertar ou a facilidade de se distrair com estímulos externos como barulhos, movimentos e luzes. 
  • 2º Fase: momento em que o corpo começa a relaxar e chega mais próximo do sono. Este estágio apresenta um nível de onda cerebral e frequência cardíaca mais lentos, que refletem um leve descanso.
  • 3º e 4º Fases: denominadas de Fase de Sono Profundo ou Sono Delta, no qual o corpo e cérebro quase não respondem a estímulos externos e a atividade cerebral é mais baixa, refletindo no descanso pleno. 
  • 5º Fase: após as quatro fases é que ocorre a REM (Movimento Rápido dos Olhos). Devido à intensa atividade neuronal, o corpo mantém-se paralisado e os sonhos começam a ficar mais visíveis. 

Durma bem para que o seu corpo possa se recuperar 

Dormir bem é imprescindível para ter uma boa saúde, independente do seu objetivo: hipertrofia, emagrecimento e melhora no condicionamento. Negligenciar esse estágio impacta negativamente seu desenvolvimento cognitivo, prejudicando a memória, concentração e execução de tarefas simples do dia a dia, comprometendo estudos e compromissos profissionais. 

Acabe com todos os maus hábitos na hora de dormir 

Se a primeira fase do sono começar a ser comprometida, todos os outros estágios também serão impactados. Dessa forma, evite o excesso de estímulos, como celular, luzes, aromas intensos e ruídos. Antes de se deitar, evite beber muita água, comer e fazer atividades estressantes. Dormir bem é fundamental para a sua saúde física e mental. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário