scorecardresearch ghost pixel



Novo RG chega a mais um estado, mas regra crucial pode impedir emissão

O novo documento já está disponível em diversos estados do país. Com ele, o CPF passará a ser o único registro do cidadão.



A nova carteira de Identidade, também conhecida como novo RG, passará a ser emitida em Alagoas a partir deste mês de março. Os agendamentos para a emissão serão iniciados no dia 6, com a primeira via do documento sendo gratuita. Assim, para emitir a nova identidade, será necessário agendar o atendimento em uma das Centrais Já! em Maceió.

Leia mais: Sua identidade digital pode estar à venda em mercados ilegais; preço é inacreditável

Para os moradores do interior, o agendamento pode ser realizado no site da Seplag. No entanto, as emissões só ocorrerão a partir do dia 13 de março. Para emitir a nova identidade, é preciso ter o número do CPF e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.

Mas atenção: no dia da emissão do novo documento, não será permitido utilizar blusas na cor branca. Isso devido ao fundo da foto que será tirada no local também ser branca. Desse modo, é solicitado que os cidadãos apareçam com blusas de outra cor para que a foto seja feita.

O que muda com a nova identidade?

Com o novo documento, somente o CPF será utilizado como número de identificação do cidadão. Assim, fica extinto a emissão de novos RGs no Brasil. De acordo com o Governo Federal, a medida foi tomada para simplificar a vida do brasileiro, além de aumentar a segurança do documento.

Desse modo, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) terá um QRCode para verificar sua autenticidade, mesmo que offline. No entanto, o RG atual ainda valerá por 10 anos para a população que possui até 60 anos, sem precisar de pressa para conseguir uma segunda via do novo modelo.

No caso de cidadãos com mais de 60 anos, o RG atual continuará sento aceito por tempo indeterminado.

Novo RG só é emitido com CPF regularizado

Muita gente ainda não sabe, mas para conseguir emitir o novo documento, é necessário regularizar o CPF antes de entrar com o pedido. Para isso, a atualização das informações do CPF podem ser feitas gratuitamente pelo site da Receita Federal.

Em alguns casos, o procedimento gera um “protocolo de atendimento”, sendo necessário enviar os documentos solicitados para a Receita Federal por e-mail.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário