scorecardresearch ghost pixel



Beneficiários do Bolsa Família serão convocados pelos CRAS. Saiba o que fazer

Para evitar pagamentos indevidos e fraudes, governo federal dará mais atenção aos dados do Cadastro Único.



O governo federal está focado em eliminar as famílias que recebem o Bolsa Família de forma indevida ou fraudulenta. Por isso, decidiu apostar em um grande processo de averiguação contínuo dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), procedimento conhecido como pente-fino.

Leia mais: Não é só o estado, o bairro também influencia no preço da gasolina; veja a diferença

Assim, milhões de beneficiários terão que comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para revisar suas informações e deixar tudo em dia. Para facilitar a revisão, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou a contratação de 12 mil funcionários.

Segundo o ministro Wellington Dias, cerca de 2,5 milhões de famílias foram excluídas do programa nos últimos meses. Ele afirma que o objetivo é “não só termos um cadastro atualizado, tirando quem não tem direito, mas também incluindo pessoas que estavam na fila, tinham direito e não eram atendidas”.

Convocação ao CRAS: o que fazer?

Primeiro de tudo, é preciso entender que a atualização dos dados é obrigatória para aqueles que forem convocados pelo governo federal. Quem se recusar a comparecer ao CRAS pode ter o Bolsa Família e outros benefícios sociais bloqueados e até cancelados.

Assim, é importante ficar atento ao local e horário para estar na unidade indicada no momento correto. Para evitar a perda dos pagamentos, é imprescindível estar dentro dos critérios de elegibilidade do programa.

O Bolsa Família contempla famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218 mensais por pessoa. Além disso, elas devem cumprir os seguintes compromissos:

  • O cartão de vacina de crianças deve estar atualizado;
  • Crianças e adolescentes precisam ter a frequência mínima exigida pela escola;
  • As crianças devem receber o acompanhamento nutricional correto;
  • As gestantes precisam realizar o pré-natal.

Se você cumpre todas as regras, não se preocupe, seu benefício não será cortado. Nesse caso, é só comparecer ao CRAS na data marcada, verificar se todos os dados estão corretos e continuar recebendo o Bolsa Família.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário