scorecardresearch ghost pixel



Pense 2 vezes antes de se acabar no prato batata frita, revela estudo

Estudo sugere que substância química presente na batata frita é a principal favorecedora ao surgimento de depressão.



O consumo frequente de frituras, com uma menção especial às batatas fritas, está relacionado a um risco 7% maior de desenvolver depressão e 12% de ansiedade. Isso é o que diz um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China.

Veja também: Depressão, ansiedade e outros: I.A transforma transtornos psicológicos em monstros; veja o resultado

O trabalho foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Scienses (PNAS) No total, foram analisadas 140.728 pessoas, com informações disponíveis no UK Biobank, um banco de saúde do Reino Unido. 

Mais descobertas sobre o estudo envolvendo a batata frita

Homens jovens eram os mais propensos ao desenvolvimento de ansiedade e depressão, por consumirem com maior frequência. Dado o número total de integrantes, foi descoberto um total de 8.294 casos de ansiedade e 12.735 de depressão, nos consumidores de alimentos fritos. 

Além disso, os consumidores de batata frita tiveram um aumento de 2% no risco do desenvolvimento de depressão em relação à carne branca frita. 

A causadora do problema é a acrilamida. Ela é uma substância química que aparece em alimentos ricos em amido em momentos de exposição a altas temperaturas, como frituras. 

Foi feito um experimento com um peixe-zebra, nele os pesquisadores observaram que o contato com a substância é responsável por induzir a neuroinflamação e distúrbios de metabolismo lipídico. 

Para chegar nessa conclusão, os estudiosos notaram que a acrilamida prejudicou a capacidade de exploração e a sociabilidade do peixe-zebra, demonstrando comportamentos ansiosos e depressivos. 

Assim sendo, o peixe começou a nadar mais distante de outros da mesma espécie e começou a ir para as partes mais escuras do tanque. 

“Juntos, esses resultados, tanto epidemiológica quanto mecanicamente, fornecem fortes evidências para desvendar o mecanismo da ansiedade e depressão desencadeadas pela acrilamida e destacam a importância de reduzir o consumo de frituras para a saúde mental”, foi dito em sua conclusão.

Devo parar de consumir batata frita?

Não há grandes problemas em consumir ocasionalmente. É evidente que, se você quer ter uma vida mais saudável, deve evitar ao máximo. De forma geral, o estudo alerta para a redução do consumo de alimentos fritos. Então, você não deve ter os seus olhares somente para a batata frita, apesar de ser uma das comidas mais notáveis. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário