O peixe frito é um preparo muito apreciado no Brasil, seja qual for o tipo de carne selecionada, de água salga ou doce, tanto faz. Porém, há um incômodo no processo de feitura dessa iguaria.
Veja também: Faça este truque simples e poupe ingredientes em sachê na cozinha
O cheiro desagradável que o peixe frito deixa na casa é um fator a ser considerado na hora do preparo. No entanto, existem algumas técnicas que aliviam bem esse problema.
Por que peixe frito tem cheiro tão forte?
Dizer que o cheiro de peixe frito é ruim torna-se algo relativo, já que muitas pessoas gostam. Porém, ficar com a casa cheirando ao alimento não é algo confortável.
No caso do peixe, a culpa está em uma substância chamada de “óxido de trimetilamina”, a qual é produzida durante o processo de decomposição. Ela é a responsável por deixar a carne com o cheiro tão característico. Aliás, alguns peixes cheiram mais do que outros, como a sardinha e o bacalhau, por exemplo.
Qual é o segredo para fritar peixe sem deixar cheiro ruim?
Confira quais são os 3 truques mais comuns e eficientes para neutralizar o cheiro de peixe frito na sua casa. Se quiser, utilize os três em conjunto para potencializar o efeito.
1: o primeiro truque para não deixar cheiro de peixe frito na casa inteira é utilizar leite. Tudo o que deve ser feito é mergulhar a carne no leite e deixá-la descansando lá por cerca de 10 minutos. Deixe secar bem antes de empanar e colocar na frigideira.
2: o segundo truque consiste me utilizar dois dentes de alho durante a fritura. Selecione duas unidades bem grandes, com casca, e coloque no óleo enquanto prepara o alimento. Dessa maneira, o cheiro de peixe frito não permanecerá na sua cozinha e o óleo também não ficara fedido.
3: use limão! Sim, basta cortar um limão ao meio, espremer uma das metades em um potinho e deixar a outra dentro do mesmo pote, próximo da panela de fritura. Deixe assim antes, durante e depois do preparo. O limão ajuda a neutralizar aromas na sua casa.