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Proibida! Anvisa suspende venda de sal de marca conhecida no Brasil

Anvisa encontrou falhas no produto. A quantidade de um elemento específico estava abaixo do limite definido para a segurança dos clientes.



Atenção, clientes esse supermercado famoso, pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote de sal da marca Carrefour. O motivo é que, segundo a agência, o produto apresentou um resultado insatisfatório em relação ao teor de iodo, que estava abaixo do limite definido.

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O sal da marca é muito conhecido e consumido pelos brasileiros. Diante do resultado no produto, a agência proibiu a venda do lote da marca graças à ausência da qualidade exigida, deixando os consumidores no prejuízo e correndo riscos diversos, visto que a situação é prejudicial até para a saúde.

Anvisa recolhe lote de sal

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e incluiu também a proibição de comercialização, distribuição, fabricação e uso do produto, assim como o recolhimento imediato do lote de número 22992, no qual o problema foi identificado pela Anvisa.

O baixo teor de iodo é um problema grave. Ele é um micronutriente essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide e desempenha um papel importante na regulação do metabolismo e no desenvolvimento do sistema nervoso. Por isso, há uma quantidade mínima de iodo que deve ser adicionada. Ela é considerada, inclusive, uma medida de saúde pública adotada em muitos países, assim como no Brasil.

A falta do iodo pode levar a uma doença conhecida como hipotireoidismo, além de problemas no desenvolvimento, principalmente durante a gravidez e na infância. Ainda age no desequilíbrio hormonal que afeta o metabolismo, podendo causar fadiga, ganho de peso e diminuição da função cognitiva.

Diante da proibição de venda do lote pela Anvisa, o Carrefour disse que faz análises regulares em todos os produtos da marca. A empresa disse ainda que o lote de sal foi testado em maio e que, na época, atendia todas as exigências e estava dentro dos parâmetros definidos pela agência.

Diante do exposto, foi feita a retirada imediata do lote em questão de todas as lojas, garantindo mais segurança e transparência aos consumidores que fazem uso do produto da marca.




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