Multa automática? Entenda como funciona a fiscalização com ‘carros dedo-duro’

Automóveis equipados com câmeras no teto e GPS detectam carros estacionados irregularmente em vagas rotativas.



Se você circula pelas ruas da cidade de São Paulo, já deve ter cruzado com um automóvel equipado com GPS, câmeras no teto e um logotipo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Conhecidos como “carros dedo-duro”, eles fiscalizam as mais de 54 mil vagas da Zona Azul.

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Apesar de detectarem veículos estacionados irregularmente nas vagas de estacionamento rotativas, eles ainda não podem gerar autuações automáticas. Sua função no momento é apenas identificar e transmitir, em tempo real, as imagens da placa e a localização do veículo que está descumprindo a regra.

Um agente de trânsito então recebe as informações e se dirige ao local para fazer a autuação de forma presencial. A má notícia para o motorista que desrespeita as regras é que esse processo está prestes a mudar.

Multa automática

Para que as multas relacionadas ao estacionamento rotativo sejam aplicadas de forma automática, falta apenas regulamentação da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). O texto já está pronto e aguarda a finalização de uma consulta pública para entrar em vigor.

O sistema de fiscalização automático da Zona Azul já é utilizado por alguns órgãos de trânsito do Brasil, mas como ainda não há regulamentação, os motoristas podem solicitar o cancelamento das autuações e penalidades decorrentes.

Após a aprovação das novas regras, será permitida a autuação automatizada e a distância por meio de câmeras fixas e também móveis, como aquelas instaladas nos “carros dedo-duro”. Os equipamentos serão capazes de verificar se o pagamento da tarifa foi realizado e se o veículo está no estacionamento apenas durante o período coberto.

O GPS facilitará na identificação do local exato da fiscalização, com margem de tolerância de até dez metros. As câmeras terão de registrar a placa do veículo de forma legível, além de uma ou mais imagens panorâmicas do local exato em que o veículo está e da sinalização ao redor.

As normas também preveem que a foto deverá conter informações como data, hora e endereço da autuação, incluindo as coordenadas geográficas (latitude e longitude) do local.

Outras exigências

Para que o condutor seja punido, a regulamentação prevê a captura de dois registros fotográficos do veículo estacionado na mesma vaga, ferindo as regras, com intervalo mínimo de 15 minutos entre as fotos. O segundo registro deverá conter a data e o horário da infração.

A implementação do sistema automático de fiscalização será permitida apenas quando a cobrança eletrônica estiver disponível. As regras ainda podem passar por alterações até a publicação do texto pela Senatran.




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