A panela de pressão agiliza diversos preparos, facilitando o cozimento de inúmeros alimentos. Nesse caso, até o prato principal, como o churrasco, pode ser cozido lentamente, preservando as qualidades de vários cortes de carne.
Veja também: Para o seu bem, saiba por que você deve evitar potes vazios na cozinha
Sendo assim, até o churrasco fica uma delícia e dispensa o uso de churrasqueira e fogão, reduzindo a bagunça. Logo, nos dias de frio que não é bom confraternizar no quintal ou em um espaço externo, vale a pena experimentar a receita.
Veja como fazer carne na panela de pressão
Você vai precisar de:
- 1 Peça de maminha (1,2 kg);
- Sal grosso a gosto;
- 400 g de Linguiça toscana.
Modo de preparo:
1º Passo: primeiramente, tempere a maminha com sal grosso e corte-a em pedaços grandes. Em seguida, fatie a linguiça em pedaços menores.
2º Passo: desse modo, coloque a carne e a linguiça na panela de pressão, intercalando as camadas. Contudo, não é preciso adicionar água, pois a própria carne vai soltar líquido, mantendo a suculência e o sabor.
3º Passo: por último, feche a panela e leve ao fogo alto, mas quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Então, desligue o fogo e espere sair toda a pressão antes de tirar a tampa e servir.
Dica: prepare um molho e salada para acompanhar
Quanto às recomendações acima, vale mencionar outras dicas que elevam a presença da comida. Dito isso, você preparar um molho e uma salada, ajuda a tornar a refeição saudável, dado que as carnes contém bastante gordura.
Por exemplo, um molho vinagrete, que é fácil e refrescante, consiste em picar tomate, cebola, pimentão e cheiro-verde. Portanto, basta temperar com vinagre, sal e pimenta-do-reino, adicionando vegetais disponíveis na geladeira.
Outra sugestão é fazer uma salada de folhas verdes, como alface, rúcula e agrião, e temperar com azeite, limão e sal. Essa mistura não tem erro, além da salada de maionese e da farofa, que formam o churrasco perfeito.