scorecardresearch ghost pixel



Mexa-se em casa: 2 exercícios simples que reduzem a pressão alta

A atividade física é essencial para melhorar a circulação, ou seja, comece a realizar exercícios que reduzem os riscos ligados à pressão alta.



Antes de tudo, é válido lembrar que a hipertensão arterial é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo. Nesse caso, preocupa os especialistas porque aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

Veja também: Começou academia? Estes 12 alimentos vão TURBINAR o seu treino

Portanto, uma das formas de prevenir e tratar a pressão alta é praticar exercícios regularmente, pois eles ajudam a controlar o fluxo sanguíneo. Por esse motivo, fortalece o coração, além de melhorar o humor e reduzir a carga de estresse.

Pesquisa revela dois exercícios para a pressão alta

Diante desse contexto, vale ressaltar uma pesquisa realizada por cientistas da Canterbury Christ Church University e da Leicester University. Essas instituições do Reino Unido analisaram os efeitos de diferentes técnicas em 16 mil pessoas.

Sendo assim, o estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, revelou que dois movimentos se destacaram a longo prazo. Contudo, o resultado surpreendeu, pois as séries superaram a caminhada, corrida e demais aeróbicos. Dito isso, os exercícios que se mostraram eficientes foram a prancha e o agachamento.

Como fazer prancha e agachamento de parede

Em primeiro lugar, a prancha é um exercício que consiste em apoiar os cotovelos e os pés no chão, mantendo o corpo reto e alinhado. Esse exercício trabalha os músculos abdominais, lombares e estabilizadores, fortalecendo a postura. Ao se posicionar, contraia o abdômen e permaneça de 30 segundos a 1 minuto.

Quanto ao agachamento de parede, é preciso encostar as costas em uma parede e descer até formar um ângulo de 90 graus com as pernas. Logo, trata-se de um estímulo aos músculos das coxas, dos glúteos e das panturrilhas. Lembre-se de manter os pés afastados na largura dos quadris e permanecer por 2 minutos.

Qual a importância das atividades isométricas

Por último, as atividades isométricas são aquelas em que não há movimento dos músculos ou das articulações, mas sim uma contração muscular sustentada. Essas atividades colocam uma pressão diferente no organismo.

Apesar de parecer tranquilo, o exercício de isometria eleva o fluxo do sangue e reduz gradualmente a pressão arterial. Entretanto, é imprescindível investir em uma alimentação equilibrada, descanso e uma rotina que prioriza boas escolhas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário