scorecardresearch ghost pixel



Café trapaceia e engana a mente: você pode ficar mais cansado!

Por que tomar café pode deixar você ainda mais casado do que antes? Poucas pessoas sabem disso, mas existe um efeito rebote.



Muitos recorrem ao café para combater o sono, mas o que poucos sabem é que essa prática pode ter um efeito rebote. Esse refeito acaba resultando em maior cansaço ao invés de disposição. Parece contraditório, mas tomar café do “jeito errado” pode destruir sua disposição durante o dia.

Veja também: Cuidado ao esquentar o café no micro-ondas: hábito pode causar câncer!

Entenda os mecanismos por trás desse fenômeno intrigante.

A promessa do café e o custo inesperado

A ideia de tomar um café para afastar a sonolência é comum, especialmente em momentos em que a energia parece escassa. Contudo, o tempo revela que essa prática pode ter um custo inesperado, deixando as pessoas mais cansadas com o tempo.

Cafeína: a enganação do corpo

Saiba que cafeína, presente no café, engana o corpo, ligando-se aos receptores de adenosina, que indicam a necessidade de descanso. Esse processo mascara a sensação de sono, proporcionando uma falsa sensação de disposição.

Após o consumo de cafeína, os cientistas explicam que, quando o efeito cessa, a adenosina acumulada se liga aos receptores, resultando em uma forte sensação de sono. O corpo, que foi enganado pela cafeína, busca recuperar a dívida do sono.

O problema da desregulação da cafeína

Nesse sentido, a desregulação da cafeína é apontada como o problema subjacente. Com o tempo, estudos indicam que a produção de adenosina pode permanecer desregulada, causando uma fadiga persistente, mesmo na ausência de cafeína.

O processo de adaptação do corpo à cafeína, criando mais receptores, pode levar a um ciclo vicioso. A tentativa de suprir o cansaço crônico com mais café pode, na verdade, agravar a situação. A solução real, segundo especialistas, está em noites bem dormidas.

Café à noite: evite para um sono reparador

Evitar o consumo de café à noite é a recomendação unânime. A tentativa de se manter acordado pode resultar em uma “dívida de sono” que só poderá ser paga com um descanso adequado.

Apesar dos benefícios da bebida, é essencial compreender os limites. O consumo desmedido pode levar a um efeito rebote, causando fadiga persistente. Um equilíbrio na relação com o café, combinado com noites bem dormidas, é a chave para usufruir dos benefícios sem comprometer a energia a longo prazo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário